segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Ayurveda - Marise Berg


A medicina tradicional indiana também faz sucesso no Ocidente e visa o equilíbrio ideal entre corpo, alma e mente

A Ayurveda, sistema de saúde originário da Índia, aborda a saúde em sua totalidade, como a harmonia entre o Eu superior (atman), a mente (manas), a vitalidade (prãna) e o corpo físico. Em sânscrito, Ayurveda significa "Ciência (veda) da vida (ayur)". Ela é mais uma terapia complementar que pode ser associada aos tratamentos convencionais para preservar o bem-estar físico e psicológico e manter você livre de doenças.

Um pouco de história

"Atribui-se uma origem divina a esse conhecimento, que teria sido transmitido direto da Consciência Cósmica (plano espiritual) para antigos sábios que viviam na região onde hoje é a Índia, por volta de 9.000 a.C. Portanto, ela não é uma criação da mente humana", conta Marise Berg, nutricionista com especialização em medicina ayurvédica. A ciência original propagou-se pelo Oriente e parte do Ocidente por meio do budismo e recebeu influências de cada cultura, como a chinesa e a tibetana. Continuou o seu desenvolvimento na Índia, sendo por muito tempo a medicina praticada naquele país. Seu declínio ocorreu depois de 1.200 d.C., quando invasores muçulmanos vindos do Oriente Médio destruíram muitas bibliotecas e faculdades. Em 1750, com a colonização inglesa, a Ayurveda foi proibida de ser praticada e ensinada oficialmente, mas permaneceu viva na cultura, sendo ensinada em pequenas escolas privadas e entre guru-discípulo. Após a independência da Índia, em 1947, essa medicina foi gradualmente se restabelecendo. "Hoje existem muitas escolas formais e universidades onde ela é ensinada paralelamente á medicina alopática", afirma a especialista.

Como funciona

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a Ayurveda como uma ciência de intervenção inserida na Medicina Tradicional Indiana. Esse é um sistema médico holístico que, segundo Marise, aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usado isoladamente ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. "Também dispõe da fitoterapia e de práticas corporais complementares que se constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças", complementa a nutricionista.

De acordo com a Associação Brasileira de Ayurveda, "a doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. Esse sistema médico, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la".

Dessa forma, a medicina ayurvédica tem como objetivo a manutenção de longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional. "Ela percebe  a vida como uma jornada de expansão da consciência e de expressão dos talentos naturais em direção à felicidade, prosperidade e liberdade", explica Marise. Como isso se aplica na área do bem-estar? A nutricionista responde: "A Ayurveda estimula a prática do auto-cuidado. Idealmente, todos os indivíduos devem ter conhecimentos básicos sobre o seu organismo e observar os efeitos da sua rotina e dieta sobre a saúde, fazendo adaptações necessárias de acordo com as demandas individuais".



(texto publicado na revista Mais Saúde com Terapias que Curam nº 1 - ano 1)








Nenhum comentário:

Postar um comentário