sábado, 25 de outubro de 2014

Bebidas zero - Daniela Andrioli


Você sabia que elas são grandes inimigas da sua dieta? Entenda os motivos!

Para quem está de dieta, mas não resiste aos refrigerantes, as opções zero, diet e light parecem boas pedidas, não é mesmo? De jeito nenhum! A nutricionista Vivian Goldberger, colunista de Malu, explica que os componentes dessas bebidas são vilões do regime e avisa: "conhecidos como calorias vazias, elas não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo". E agora?

Por que faz mal?

Essas bebidas trocam o açúcar pelo adoçante. O cérebro, entretanto, que não entende essa troca, recebe a mensagem de que algo doce está sendo ingerido e se prepara para ganhar energia. Como esse aporte não vem, começa a busca por outros alimentos altamente calóricos. É a sensação de 'preciso de um doce urgente'.

"Os adoçantes artificiais foram criados em laboratório. Dessa forma, nosso organismo não foi projetado para decifrá-los, fazendo com que essas substâncias se acumulem em nossas células e promovam inflamações constantes", explica Vivian.

Inimigo da dieta

As bebidas zero também potencializam o armazenamento das calorias vindas das refeições. "É que, ao sentir o sabor deles, a língua manda um sinal ao cérebro, que prepara nossas células para receber energia. Se ela não vem, tendemos a absorver mais as calorias dos alimentos que ingerimos junto com o refrigerante zero", afirma a nutricionista.

Outros malefícios

Essas bebidas, tanto as light quanto as convencionais, possuem alto teor de fósforo que pode interferir na absorção do cálcio pelo organismo. Além disso, a cafeína presente na composição causa problemas de saúde em adultos e de comportamento e desenvolvimento em crianças.

"Conhecidos como bebidas de calorias vazias, eles não oferecem benefícios ao nosso organismo. Não acrescentam nenhum valor nutricional á dieta e levam a uma diminuição do consumo de água e sucos naturais, que são fundamentais em uma alimentação equilibrada", pontua.

Suco de laranja. É calórico?

Há aqueles que usam a desculpa de ingerir refrigerantes pois ele é menos calórico que o suco de laranja. Mito ou verdade? Embora a diferença seja pequena, o suco natural de laranja tem mais calorias que a mesma quantidade de refrigerante (90kcal do suco contra 80kcal do refrigerante). Entretanto, a fruta oferece benefícios ao orgnismo, como fibras e vitaminas, enquanto a outra bebida é vazia e cheia de conservantes e corantes.

No cardápio

"O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes que deixa a pele bonita e rejuvenesce. O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C, que facilita a absorção do ferro", orienta Vivian.

Faça em casa

Suco energético (1 copo tem 50kcal)

Suco de 1 laranja e 1 polpa de acerola congelada batidos no liquidificador com 100 ml de água.

Suco da beleza (1 copo tem 67kcal)

1 maçã picada com casca, 1 talo de salsão picado e 1 cenoura pequena picada batidos no liquidificador com 100 ml de água.

Suco extra-fresco (1 copo tem 89kcal)

Suco de 1 limão, 2 ramos de agrião, 1 raminho de hortelã, 1 colher (sopa) de mel e 1 fatia de melão batidos no liquidificador com 150 ml de água.

Suco vitaminado (1 copo tem 75kcal)

1 fatia de mamão, 1/2 copo de suco de laranja, 1 folha de alface e 1 cenoura picada batidos no liquidificador com 100 ml de água.



(texto publicado na revista Malu nº 642 - ano 16 - 16 de outubro de 2014)













Nenhum comentário:

Postar um comentário