domingo, 12 de outubro de 2014

Dores na coluna? Conheça os benefícios da quiropraxia e da mioterapia - Flávia Kaetsu Geacãr


Durante toda a nossa vida, estamos sujeitos a pequenos traumas, torções e quedas que podem afetar o alinhamento da coluna. A má postura no trabalho, ao sentar e dormir também contribui para agravar esse quadro. Algumas posturas incorretas ou até mesmo desvios das vértebras da coluna (subluxações) podem gerar uma compressão e fixação do nervo. Os efeitos mais comuns dessas subluxações são dor lombar, dor ciática, torcicolo, dor de cabeça, insônia, adormecimento, dor nos braços e pernas, estresse, má postura e rigidez.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerá com problemas na coluna em algum momento da vida. Mas, independente da gravidade, opções é que não faltam para tratá-los. Sem envolver medicamentos, nem técnicas invasivas, a quiropraxia e a mioterapia estão entre essas opções.

A quiropraxia ameniza ou até mesmo elimina sintomas como: dores na coluna vertebral, dor ciática, dores e tensão muscular, problemas nas articulações das extremidades (ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, tornozelo e pé), problemas posturais e com restrições à movimentação e dores de cabeça. Conhecida como "ajuste", a técnica utilizada pelos especialistas consiste no movimento rápido e preciso, algumas vezes acompanhado por um estalo.

A Mioterapia é um método de terapia manual que tem como principal objetivo a diminuição da tensão e dor muscular, auxiliando na correção da postura, conforto corporal, diminuição do estresse e na otimização da performance atlética, porque trata de maneira eficaz e duradoura os Pontos-Gatilhos (Trigger Points), responsáveis pela causa comum de dor no músculo, também chamada Síndrome da Dor Miofascial.

Os dois processos tendem a encurtar o período da dor, propiciando a melhora no quadro geral e consequentemente o retorno mais breve do paciente para suas atividades cotidianas.

O número de sessões indicadas varia de acordo com a reação do paciente. Todo tratamento é individual e se baseia na resposta que o organismo vai dar. Às vezes, a pessoa já sente os benefícios em uma sessão.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 99 - ano 6 - março de 2014)




Nenhum comentário:

Postar um comentário