sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Harmonização do espaço interno com as últimas tendências de decoração e conhecimento milenar


Não é de hoje que a moda desfilada nas passarelas salta para dentro de casa. Desta vez, os ambientes pegam carona nas estampas multicoloridas, com os mais diversos grafismos. E não apenas em estofados, mas também em azulejos e papéis de parede. Mas na hora de pintar uma casa ou um cômodo, cuidado ao escolher a cor das paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem nos desagradar ou passar péssimas sensações. Para mostrar influência das cores nos ambientes, iremos analisá-las segundo o Feng Shui e a Cromoterapia.

Branco - Segundo o Feng Shui é uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente, já na Cromoterapia, o branco potencializa as demais cores, além de representar a luz divina.

Verde - Ligada ao elemento madeira, representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. É uma cor neutra, que pode ser utilizada em todos os ambientes da casa. Segundo a Cromoterapia, traz força equilibrada, acalma o sistema nervoso e os sentimentos. Também significa esperança e satisfação.

Azul - Cor calmante e que traz tranquilidade, está relacionada ao elemento água, remete à natureza (céu e mar). Quando usada em excesso, pode provocar sono, introspecção e isolamento. Na Cromoterapia é uma que transmite calma e serenidade.

Lilás - Oferece tranquilidade, sossego e estimula a espiritualidade. Pode ser aplicada em locais de meditação e oração. Na Cromoterapia tem efeito purificador, transformando as energias negativas em positivas.

Laranja - Situada entre o elemento fogo e o elemento terra, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Em demasia, pode provocar rebeldia. Já na Cromoterapia, auxilia a mente e assimila novas ideias.

Vermelho - Ligada ao elemento fogo, está relacionada à vida e à força. Estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima e prosperidade. Assim como o laranja, deve ser usado com cuidado, por ser uma cor estimulante. Segundo a Cromoterapia, é indicado para pessoas tímidas e retraídas. Revigora a coragem e a força de vontade.

Amarelo - Relacionada ao elemento terra, é a cor da luz. Representa a luz do sol e o brilho do ouro. Melhora a concentração, estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Segundo a Cromoterapia, é uma cor animadora, inspiradora e que estimula o raciocínio, atuando diretamente sobre o mental.

As cores podem trazer equilíbrio e harmonia ao ambiente. Pense nisso antes de reformar o seu cantinho ou mesmo quando estiver na casa nova.

E aqui algumas dicas das últimas tendências para além das paredes.

Para o chão, esqueça a mistura. Cobrir a casa inteira com o mesmo revestimento dá unidade e ajuda a integrar os espaços. Peças retrô aquecem e trazem memória à decoração. O design inspirado nos anos 1950 e 1960 dá asas à criação das gerações de hoje.

Acabar com as divisórias que dividem a cozinha da sala virou opção para nove entre dez solteiros e casais. Arquitetos e decoradores garantem que com uma boa coifa é possível cozinhar sem espalhar a fumaça. Outra dica é escolher um ou mais lustres, iguais ou não, e pendurá-los juntos para criar um efeito meio escultural.




(texto publicado no jornal Viver Melhor em Osasco nº 87 - outubro de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário