domingo, 26 de outubro de 2014

Juntos, no combate ao câncer de mama - Camilla Perez


Diagnóstico precoce é fundamental, mas alimentos que fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres também são indispensáveis à prevenção da doença

Mais comum entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e, infelizmente, as taxas de mortalidade no Brasil ainda são altas, devido ao diagnóstico tardio, realizado apenas quando a doença já está em estágio avançado. Estudos sugerem que o excesso de peso - consequência da falta de atividades físicas e de uma dieta desequilibrada - aumenta as chances de surgimento desse tipo de câncer. Além disso, quanto maior o índice de massa corporal (IMC), maior é a chance de desenvolvê-lo. Então, que tal mudar o cardápio e investir em alimentos que são fontes em substâncias que auxiliam na prevenção da doença? Veja as dicas de Pense Leve e  turbine a sua lista de compras!

Repolho

É fonte de sulforafano, substância que aumenta a capacidade do corpo em combater os radicais livres que podem contribuir com o desenvolvimento do câncer de mama. O consumo diário é de duas a cinco colheres (sopa), mas deve ser evitado por quem tem hipotireoidismo, além de gestantes e bebês - ois pode causar cólicas.

Cenoura

É fonte de carotenoides que, além de auxiliarem na defesa do organismo, inibem a proliferação das células cancerígenas. Aconselha-se o consumo diário de quatro colheres (sopa). Não há contraindicações.

Curry

Esta especiaria possui antioxidantes que combatem os radicais livres, substâncias que, em excesso, estão associadas à falha da defesa natural do organismo - o que pode desencadear problemas de saúde, como o câncer. Recomenda-se o consumo de uma colher (sopa) ao dia, mas deve ser evitado durante a gestação, no período de lactação e por crianças menores de 4 dias.

Iogurte

Rico em proteínas, vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, reduz a quantidade de nitritos no corpo, diminuindo a chance do surgimento do câncer de mama. O ideal é consumir dois potinhos por dia e deve ser evitado por quem apresenta alergia à proteína do leite e/ou intolerância à lactose.

Ovo

A gema é rica em colina, substância que diminui o risco do câncer de mama em até 24%. Indica-se o consumo de um ovo cozido por dia, mas deve ser evitado por quem apresenta alergia à albumina. A ingestão na forma crua também não é recomendada, devido ao risco de contaminação por salmonela.

Nozes

São fontes de fitoesterol, composto que bloqueia os receptores de estrógeno nas células de câncer e evitam seu crescimento. Orienta-se a ingestão diária de três a quatro unidades. A oleaginosa deve ser evitada por pessoas que têm má digestão de gorduras.

Alho

Muito usado como tempero, contém substâncias organo-sulfúricas que inibem a proliferação celular ocorrida durante o processo de formação do câncer. Recomenda-se o consumo de um dente de alho por dia, preferencialmente cru, e não há contraindicações.

Amora

É fonte de carotenoides, compostos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e inibem a proliferação das células responsáveis pela formação de tumores. É indicada a ingestão de uma xícara (chá) por dia. Dê preferência à versão orgânica, pois as frutas vermelhas contêm mais incidência de uso de agrotóxicos.




(texto publicado na revista Pense Leve nº 267 - ano 23 - outubro de 2014)









Nenhum comentário:

Postar um comentário