quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pesquisa aponta: acupuntura melhora a função respiratória nas DPOC's, como enfisema e bronquite


Uma pesquisa divulgada na última semana de julho mostrou que a acupuntura é uma modalidade de tratamento eficaz para a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ou seja, o método da medicina tradicional chinesa pode ser uma alternativa para tratar doenças pulmonares como bronquite e enfisema.

O novo estudo analisou abordagens multifacetadas para avaliações e tratamentos clínicos e descobriu que a acupuntura reduz a dispneia (dificuldade em respirar) e aumenta a capacidade de exercício em pacientes com DPOC. A acupuntura também mostrou melhorias significativas nas escalas de qualidade de vida e na função pulmonar em geral.

Um total de nove ensaios clínicos foram analisados e revistos nessa pesquisa do tipo metanálise de acupuntura, voltada para o tratamento da DPOC. Em dois dos ensaios foi utilizado a eletro acupuntura e em sete foi utilizado a estimulação manual da agulha de acupuntura.

Segundo explica o coordenador-geral do programa de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), Dr. Márcio De Luna, está metanálise concluiu que a acupuntura é uma terapia adjuvante muito útil para pacientes com falta de ar e outras complicações ocasionadas pela DPOC, que comprometem muito a qualidade de vida do doente pulmonar.

De Luna, que é acupunturista e fisioterapeuta há 29 anos e atual presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), acredita que a pesquisa vem assinalar o que já era comprovado em muitos casos atendidos. "Tive, e ainda tenho, a oportunidade de atender e tratar diversos pacientes com os mais variados diagnósticos, desde problemas respiratórios a complicações no sistema digestivo, hepático, renal, neurológico, muscular, etc... Pacientes, estes, que já procuraram a medicina convencional e encontraram na acupuntura um complemento decisivo para melhorar o resultado final dos seus tratamentos convencionais, levando assim ao alcance e a manutenção de melhores índices de saúde, como um todo."

Resultado da pesquisa

Vários estudos mostraram resultados semelhantes e foram publicados no ano passado na revista Archives of Internal Medicine. "Esse estudo, em especial, mostrou que a acupuntura melhora a capacidade pulmonar ao exercício, a gasometria arterial, o movimento da caixa torácica, a função respiratória, incluindo a capacidade vital forçada e a força muscular respiratória", completa Dr. Márcio De Luna, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro.

A acupuntura também demonstrou um impacto positivo significativo sobre as atividades da vida diária. Além disso, a acupuntura melhorou o índice de massa corporal e os níveis de pré-albumina de pacientes com DPOC.




(texto publicado na revista Leve & Leia nº 105 - ano 7 - setembro de 2013)







Nenhum comentário:

Postar um comentário