domingo, 19 de outubro de 2014

Qualidade de vida e o sono - Heber Koitiro Harada (naturopata, doutor em acupuntura)


Os dados são alarmantes: um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) revelou que 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim e insatisfatório. Foram avaliados cerca de dois mil brasileiros com idades entre 20 e 60 anos, desse percentual de pessoas que não dormem bem, 82% afirmam sentir cansaço, sonolência e queda de rendimento em suas atividades durante o dia posterior à noite mal dormida. Outros 25% confirmam que têm dificuldade em pegar no sono, enquanto 18% dizem não conseguir mantê-lo durante toda a noite várias vezes. A pesquisa do IPOM também constatou quais são os principais problemas que vem tirando o sono do brasileiro, entre eles: preocupações com problemas familiares e financeiros (50%), estresse (40%) e dificuldade de se desligar dos estímulos eletrônicos tais como televisão, celular e internet (que representam 28%).

Os distúrbios relacionados ao sono estão se transformando em uma nova epidemia moderna. E pouco se dá conta do verdadeiro prejuízo que isso, em médio e longo prazo, pode provocar. O sono adequado, regido por Hypnos, deus grego que representa o descanso reparador dos humanos, hoje está perdendo lugar para o reinado absolutista de Hermes (Mercúrio), que simbolicamente representa a produtividade, a velocidade, a ocupação.

A antiga sabedoria médica chinesa sempre ressaltou a necessidade do equilíbrio entre trabalho, descanso, da moderação dos excessos, e de uma alimentação adequada para uma vida saudável e feliz. Pela ótica da Medicina Chinesa, dizemos que o sono é importante porque ele recupera e restaura a energia e a estrutura dos órgãos e vísceras. Trata-se de um período em que a energia vital do organismo será nutrida, a fim de que o indivíduo possa, no dia seguinte, trabalhar e produzir adequadamente.

A falta de um sono reparador não promove esta nutrição energética, o que pode conduzir a síndromes muito conhecidas: diabetes, hipertensão, transtornos de ansiedade. O que é curioso, é que tudo isso pode ser resolvido, na maioria dos casos, dormindo mais e com qualidade. Um de meus professores de medicina chinesa não cansava de dizer que doenças comuns no mundo moderno como diabetes, hipertensão e transtornos do humor, são provocadas por deficiência energética relacionada à falta de descanso e sono reparador adequados. A melhor solução para estes problemas, segundo ele, é um trio composto por: (1) dormir mais cedo; (2) não se preocupar; (3) moderação na alimentação. Muito bem, vivemos em São Paulo, e você irá perguntar: "como eu faço para não me preocupar, como eu faço para deixar a ansiedade de lado, como eu faço para...?" Muito difícil, para quem vive em uma sociedade como a nossa, não ter preocupações e ansiedades. A acupuntura está aí para ajudar o indivíduo a controlar sua ansiedade, e promover um sono melhor.

A outra parte depende somente da própria pessoa. Discipline-se para conseguir se desligar, desconectar, evitar o computador e a televisão algumas horas antes de dormir. Evitar alimentos muito pesados perto da hora de dormir, pensamentos preocupantes à noite. Isso é possível, sim! Com apenas algumas sessões de acupuntura, e hábitos alimentares adequados você já estará mais preparado para voltar a dormir com mais qualidade. Venha fazer uma avaliação energética de sua saúde, sem compromisso, e verá como a acupuntura poderá lhe ajudar a ter uma vida mais feliz e saudável!





(texto publicado na revista Leve & Leia nº 100 - ano 6 - abril de 2013)




Nenhum comentário:

Postar um comentário