segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quando a dor de cabeça é enxaqueca


Dor de cabeça pode não ser só uma dorzinha causada pelo cansaço. Em alguns casos, elas são reflexo de doenças como sinusite, gripes e resfriados, ou até mesmo variações hormonais da tensão pré-menstrual. Quando esse desconforto é associado a enjoos e fotofobia, incomodo causado pelo excesso de luz, a cefaleia pode ser considerada uma enxaqueca.

Uma doença crônica neurológica, que pode ser desencadeada por fatores do dia a dia, como odores ou alimentação desregulada, possui um diagnóstico complexo, já que atualmente não existe um exame específico que detecta a doença. Segundo o neurologista Antônio Carlos Montanaro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o diagnóstico da enxaqueca depende de uma consulta detalhada e explica: "essa consulta é muito importante para que o médico avalie a rotina do paciente para detectar possíveis causas".

A partir da análise do profissional, é possível sugerir um tratamento adequado, que variam desde o uso de analgésicos durante as crises, à mudança de pequenos hábitos na rotina do paciente. Enquanto a enxaqueca é apenas controlada, sem uma cura definitiva, outros tipos de dor de cabeça tem cura quando se trata sua origem. "É importante lembrar que a cefaleia pode estar mascarando uma patologia mais severa e, sempre que aparecer, o paciente deve procurar um médico para esclarecer o que está ocorrendo", afirma o neurologista.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 112 - ano 7 - abril de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário