quinta-feira, 4 de junho de 2015

6 coisas para analisar antes de adotar um cachorro - Karina Sakita (Portal do Dog)


A decisão de ter um cachorro deve ser levada a sério. Afinal, estamos falando de um ser vivo e não de um brinquedo.

Não podemos esquecer que um cão precisa de muitos cuidados que vão além da água e comida. Todo cachorro precisa de carinho, atenção e um pouco do seu tempo.

Também é importante lembrar que eles ficam doentes, se machucam, envelhecem, etc.

É claro que incentivamos a adoção e que os cachorros façam parte de muitas famílias, mas isso deve ser feito de maneira responsável.

E não é porque você se encaixa em alguns itens dessa lista que você não pode ter um cão, apenas avalie a sua situação.

Veja agora 6 coisas que você deve analisar antes de ter um cachorro:

1. Agenda lotada - Se você trabalha muito e ainda precisa cuidar dos filhos, da casa e tem uma vida social agitada, saiba que para ter um cachorro, sua agenda deverá ser reorganizada e o pet deverá entrar na sua lista de prioridades. Se você acha que ele vai acabar passando muito tempo sozinho, pense bem porque isso será ruim para o cão.

2. Viaja muito - Seu trabalho exige que você viaje 4 dias por semana? Ou você ama viajar para lugares onde não é possível levar cachorro? Então esse é um sinal de alerta. É claro que existem hotéis para cães, mas ele vai acabar ficando muito tempo longe de você e isso pode trazer alguns problemas emocionais ao cachorro.

3. Orçamento apertado - Não esqueça que um cachorro traz gastos com comida, veterinário e, algumas vezes, remédios e cirurgias. Nem sempre é preciso de muito dinheiro, mas esse fato não deve ser ignorado.

4. Raças da moda - Se você quer um cão de uma determinada raça só porque viu na TV ou em filmes como 101 dálmatas, é melhor esquecer essa ideia. Muitos cães de raças da "moda" acabam sendo abandonados.

5. Só para agradar os filhos - Como pai ou mãe, você deve ser responsável. Se você não gosta ou não tem tempo para ter um cachorro, não pegue um apenas porque seus filhos estão insistindo. O trauma de "devolver" o cachorro ao abrigo pode ser muito maior para as crianças do que ouvir um "não", sem falar que isso também será traumático para o cão.

6. Nem todos da família estão de acordo - A decisão de ter um cachorro deve ser feita por todos os membros da casa. Não pense que a pessoa simplesmente vai "aprender a amar" o cão. É melhor convencer a outra pessoa antes de levar o cachorro para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário