quinta-feira, 4 de junho de 2015

Câncer de colo de útero (Prefeitura de São Paulo)


Ações que podem evitar o câncer e melhorar a sua saúde com prevenção e adoção de um estilo de vida mais saudável

Quais são os fatores de risco para o câncer de colo de útero?

O principal fator que pode levar ao desenvolvimento do câncer de colo de útero é a infecção por um vírus chamado HPV (Papiloma Vírus Humano). Alguns outros fatores de risco são a má higiene íntima, o início precoce da atividade sexual, o hábito de fumar e um número excessivo de parceiros sexuais.

Informação para prevenção

O câncer de colo de útero é um tumor maligno que atinge esta parte do útero que se localiza no final da vagina. É um tipo de câncer que normalmente demora muito tempo para se desenvolver e, apesar de poder ser facilmente prevenido, é ainda bastante frequente entre as mulheres do município de São Paulo.

Principais sintomas

O câncer de colo de útero normalmente não apresenta sintomas. Somente nas fases mais avançadas da doença é que podem ocorrer sangramento e dor durante as relações sexuais.

Como se prevenir

A prevenção é feita através do exame de Papanicolau. O exame consiste em retirar material de colo de útero que será analisado através de um microscópio. O exame é simples e rápido e é extremamente importante que a mulher retorne à Unidade de Saúde para buscar o resultado e receber as recomendações necessárias.

Quem deve fazer o exame de Papanicolau

O exame de prevenção deve ser realizado por todas as mulheres que já tiveram atividade sexual, especialmente aquelas com idade entre 25 e 59 anos. A prevenção através do Papanicolau está disponível nas Unidades de Saúde e deve ser feita anualmente, caso o exame não apresente alterações durante dois anos consecutivos, poderá ser realizado a cada três anos.

Ações que podem evitar o câncer e melhorar a sua saúde com prevenção e adoção de um estilo de vida mais saudável

1. Não fume. Se for fumante, deixe de fumar o mais rápido possível e não fume na presença de outras pessoas. Se não fuma, não prove o tabaco.

2. Se beber álcool, beba cerveja, vinho ou licor e modere o consumo.

3. Aumente o consumo de verduras e frutas frescas. Coma, com frequência, cereais com altos teores de fibra.

4. Evite o excesso de peso, faça mais exercícios físicos e limite o consumo de alimentos ricos em gorduras.

5. Evite a exposição prolongada ao sol e às queimaduras, especialmente durante a infância.

6. Respeite as normas destinadas a evitar qualquer tipo de exposição a substâncias consideradas cancerígenas.

7. Consulte seu médico se notar alguma ferida que não cicatriza, uma pinta que muda de forma ou cor, ou qualquer perda anormal de sangue.

8. Consulte um médico em casos de problemas persistentes, como rouquidão, alterações intestinais ou urinárias, ou perda anormal de peso.

9. Mulheres devem participar de programas para a detecção do câncer de colo de útero.

10. Toda mulher deve examinar periodicamente suas mamas. Se já fez 50 anos, participe do programa de detecção do câncer de mama através de mamografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário