segunda-feira, 8 de junho de 2015

O restaurante precisa entender que nunca vai pagar o preço convencional num produto orgânico - Marcos Palmeira (Infood)


Marcos Palmeira, atual protagonista da novela Babilônia, é produtor de alimentos orgânicos. Em sua fazenda, localizada em Teresópolis (região serrana do Rio de Janeiro), o ator cultiva alimentos sem o uso de agrotóxicos. "Sempre tive contato com a terra. Cresci dentro da fazenda de cacau dos meus avós, na Bahia, daí veio essa vivência rural", afirma Palmeira, que comprou em 1997 a Fazenda Vale das Palmeiras - de 220 hectares.

Atualmente, a Fazenda Vale das Palmeiras produz verduras, legumes, frutas e laticínios que são vendidos em alguns supermercados e no Armazém Vale das Palmeiras, no Leblon (Rio). O espaço, segundo o ator e produtor orgânico, "é a realização de um sonho antigo, de ter um espaço para oferecer hortaliças e frutas frescas. A ideia é dialogar com o consumidor final e difundir a cultura orgânica e seus benefícios."

Em entrevista exclusiva para a INFOOD, Marcos Palmeiras comentou o que falta para o produtor de orgânicos fornecer diretamente para os restaurantes: "O restaurante tem que entender que ele nunca vai pagar o preço do convencional, onde quem ganha é quem atravessa o produto, enquanto no caso dos alimentos orgânicos, ganha quem produz e quem consome".

INFOOD - Há quanto tempo existe a Fazenda das Palmeiras?

MARCOS PALMEIRA - Comprei a fazenda em 1997. A princípio, queria lidar com gado de leite - nunca havia pensado em hortaliças. Na fazenda já existia uma produção convencional de verduras e eu me apaixonei.

INFOOD - Como você pegou o gosto pelo orgânico?

MARCOS PALMEIRA - Eu sempre tive contato com a terra. Cresci dentro da fazenda de cacau dos meus avós, na Bahia, daí veio essa vivência rural. Comprei a Fazenda Vale das Palmeiras há 18 anos, com a ideia de lidar com gado de leite. Nunca havia pensado em hortaliças, nem em orgânicos. Ao notar que os produtores de verdura não consumiam o próprio produto que plantavam, percebi que algo estava errado.

INFOOD - Quais são os produtos produzidos pela sua fazenda?

MARCOS PALMEIRA - Além de hortaliças e algumas frutas, produzimos queijo minas, ricota e iogurte.

INFOOD - Como foi transformar uma fazenda de produtos comuns em uma fazenda de produtos orgânicos?

MARCOS PALMEIRA - Então, resolvi correr atrás de informações sobre agroecologia. Foi quando conheci o Sr. João Carlos Ávila da ABD (Associação Brasileira de Biodinâmica), especialista em biodinâmica, e descobri o mundo maravilhoso da sustentabilidade, onde o foco principal deve ser o solo e não a planta. Comecei a olhar além da plantação e a prestar atenção na terra e em sua qualidade, que reflete diretamente na saúde do ecossistema e, consequentemente, nas plantas que nela cultivamos. Além disso, passei a ter uma preocupação de respeitar todos os seres vivos presentes nestes ecossistemas. Sonho com um dia em que viveremos num mundo sustentável e que a agroecologia se multiplique pelo país. Me coloco sempre às ordens para dividir esse conhecimento e estou sempre disposto a aprender mais com a vida e com as pessoas. Hoje, na Fazenda Vale das Palmeiras, produzimos verduras, legumes, frutas e laticínio que são vendidos em alguns supermercados e no meu Armazém Vale das Palmeiras, no Leblon (Rio).

INFOOD - Os produtos de sua fazenda são 100% orgânicos?

MARCOS PALMEIRAS - Todos!

INFOOD - O que difere uma fazenda de produtos orgânicos de uma outra fazenda convencional?

MARCOS PALMEIRA - A preservação ambiental! Não utilizamos nenhum tipo de fertilizante químico e nem utilizamos agrotóxicos na nossa produção. Produzimos um produto ético.

INFOOD - É mais caro manter uma produção de orgânicos do que uma de não orgânicos?

MARCOS PALMEIRA - No período de transição sim, mas depois isso se equilibra. Porém, nunca teremos o preço igual ao do convencional. Trabalhamos com um preço justo, mas sabemos que, aumentando a procura, esse preço ainda pode baixar.

INFOOD - No dia a dia, no varejo, os produtos orgânicos são mais caros que os não orgânicos. Como convencer o consumidor a gastar um pouco mais?

MARCOS PALMEIRA - Deixando-os cientes do benefício do consumo de alimentos orgânicos. E esse papel vai além de nós, produtores. Consumir produtos orgânicos é diminuir o uso de remédios. Quem ganha é a sua saúde.

INFOOD - Quais as vantagens de se produzir alimentos orgânicos?

MARCOS PALMEIRA - São várias vantagens. Primeiro que, consumindo produtos orgânicos, você não só está fazendo bem para a sua saúde como também ajuda na preservação do planeta e na fixação do homem no campo. É um produto ético (ética é coisa rara hoje em dia). Você pode usar a alimentação como forma de se curar das doenças.

INFOOD - E as desvantagens?

MARCOS PALMEIRA - Uma falta de política definida para o setor. Existem milhares de empresas de "veneno" que se beneficiam de incentivos fiscais.

INFOOD - Além do plantio orgânico, você também tem leite orgânico. Como isso funciona?

MARCOS PALMEIRA - O gado é criado sem nenhuma utilização de alimento contaminado e de nenhum tipo de hormônio, nem antibióticos. Todos são tratados com homeopatia e fitoterapia.

INFOOD - Como nasceu a ideia do Armazém Vale das Palmeiras?

MARCOS PALMEIRA - O espaço é a realização de um sonho antigo, de ter um espaço para oferecer hortaliças e frutas frescas. A ideia é dialogar com o consumidor final e difundir a cultura orgânica e seus benefícios. Um espaço onde você sabe que tudo é produzido de forma saudável. Ainda estou nesse processo de fortalecer a rede de produtores, tendo o armazém como forma de escoar a produção.

INFOOD - Qual o desafio a ser vencido para o produtor de orgânicos fornecer diretamente para os restaurantes?

MARCOS PALMEIRA - Primeiro é o desafio do restaurante reconhecer essa importância. O restaurante tem que entender que ele nunca vai pagar o preço do convencional, onde quem ganha é quem atravessa o produto, enquanto no caso dos alimentos orgânicos, ganha que produz e quem consome.

INFOOD - Há apoio/incentivo do governo para a produção em uma fazenda de produtos orgânicos?

MARCOS PALMEIRA - Acho que deveria haver um incentivo para produtores que queiram se tornar orgânicos. Nos primeiros anos seria fundamental esse apoio.

INFOOD - Depois da entrada em vigor da Lei dos Orgânicos (Lei 10.831/03) vocês sentiram alguma mudança? Como é o processo de certificação?

MARCOS PALMEIRA - Ainda precisamos avaliar alguns gargalos da legislação, mas já foi um avanço ter o reconhecimento do ministério, mesmo com o agronegócio tentando nos derrubar.

INFOOD - O McDonald's decidiu que não vai mais comprar frangos tratados com antibióticos. A decisão afeta toda a escala de produção, pois eles são os maiores compradores individuais de frango nos EUA. Levará um tempo para que produtores consigam se adequar. Há esse risco no Brasil? Se os restaurantes daqui adotarem somente produtos orgânicos, você acha que há risco de não ter produção suficiente?

MARCOS PALMEIRA - Não é o McDonald's que está fazendo isso, são os consumidores do McDonald's que querem melhores produtos. Para que não falte produtos orgânicos, é fundamental que isso ocorra em comum acordo com os produtores, para que todos cresçam juntos. É possível alimentar a humanidade com produtos orgânicos.

INFOOD - Você acha que o brasileiro dá valor a essa visão de sustentabilidade social e respeito ao meio ambiente que você tem?

MARCOS PALMEIRA - Faço a minha parte, mas, sem educação, não chegaremos a lugar algum. 

INFOOD - Quais os seus planos para a Fazenda e para o Armazém Vale das Palmeiras? Pretende expandir?

MARCOS PALMEIRA - Pretendo cada vez mais desenvolver a cadeia de produtores, tornando o produto mais acessível ao consumidor final. Meu sonho é ver o Brasil como exemplo de sustentabilidade. 

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