quinta-feira, 4 de junho de 2015

Tabagismo (Prefeitura de São Paulo)


Cigarros, charutos e cachimbo fazem mal à saúde?

No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 50 substâncias pré-cancerígenas.

Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro?

São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Não fumantes também são prejudicados?

Basta manter um cigarro aceso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da fumaça do cigarro. As pessoas passam 80% do seu tempo em ambientes fechados. Ao fim do dia, em um ambiente poluído, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros. Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter as mesmas doenças que o fumante.

Crianças que convivem com fumantes podem ter sua saúde em risco?

As crianças, especialmente as mais novas, são as mais prejudicadas, já que respiram mais rapidamente. Em crianças que vivem com fumantes em casa (cerca de metade das crianças do mundo), há um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, exacerbação de asma, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta.

Você conhece os benefícios imediatos de parar de fumar?

- 20 minutos depois de deixar o cigarro, a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal. Um dia depois de interromper o uso do tabaco, as chances de infarto começam a se reduzir.

- 2 horas sem cigarro são suficientes para eliminar a nicotina do corpo de uma pessoa.

- Em 2 dias, alimentar-se será uma atividade mais prazerosa, pois o olfato e o paladar melhoram, permitindo melhor sabor da comida e percepção dos aromas com mais facilidade.

- Após 3 dias, há um aumento da capacidade respiratória.

- De 2 a 12 semanas, a circulação sanguínea melhora.

- Em 1 ano, diminui o risco de doença coronariana em dez anos as chances do aparecimento de câncer.

- No período de 5 a 15 anos, o perigo de desenvolver problemas cardíacos se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou.

Decidiu eliminar o tabaco? Seguem 3 formas de como fazê-lo!

1. Parada abrupta: esta deve ser sempre a 1ª opção. O fumante marca uma data e a partir dela não coloca mais nenhum cigarro na boca.

2. Parada gradual com redução: reduzindo o número de cigarros fumados ao dia. Uma pessoa que fuma por exemplo 30 cigarros/dia e decide interromper o uso do cigarro gradativamente:

1º dia: fuma os 30 cigarros habituais
2º dia: 25 cigarros
3º dia: 20 cigarros
4º dia: 15 cigarros
5º dia: 10 cigarros
6º dia: 5 cigarros
7º dia: Finalmente é o 1º dia do ex-fumante

3. Parada gradual com adiamento: estratégia de retardar a hora de fumar o 1º cigarro do dia. Se você geralmente fuma o 1º cigarro às 7h, faça o seguinte:

1º dia: comece a fumar às 9h da manhã
2º dia: comece a fumar às 11h da manhã
3º dia: comece a fumar às 13h da manhã
4º dia: comece a fumar às 15h da manhã
5º dia: comece a fumar às 17h da manhã
6º dia: comece a fumar às 19h da manhã
7º dia: Data para parar de fumar

Para algumas pessoas pode ser menos difícil parar de fumar gradativamente. Porém, este método não pode se prolongar por mais de 2 semanas para que não se torne um adiamento de abandono da dependência.

Se não conseguir parar de fumar sozinho, procure orientação médica.

Se você é fumante, pare de fumar. Se convive com alguém que fuma, ajude-o a vencer essa batalha.

A vontade de fumar parece incontrolável?

Procure alternativa para se manter distraído com as mãos e boca ocupadas. Para ajudar, você pode chupar gelo, escovar os dentes mais vezes ao dia, beber água gelada ou comer uma fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário