Os benefícios da uva nunca estiveram tão em evidência. Uma série de estudos realizados nos últimos anos comprovam que o consumo moderado da fruta e seus derivados garante mais qualidade de vida a crianças e adultos. Não é por acaso que a uva é considerada a "super fruta da saúde".
Saúde jovem
Os 20 antioxidantes presentes na uva (especificamente na casca da espécie roxa ou rosas - as uvas brancas e verdes não contêm as mesmas substâncias) agem com sinergia para combater os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.
- O suco repara as células do corpo e ajuda a prolongar a juventude da pele.
- Favorece as funções hepáticas (do fígado) e é um valioso estimulante digestivo.
- Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa fadiga).
- Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado para pessoas que consomem carne em excesso.
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.
Um copo (200 ml) de suco de uva tinto integral = 146 calorias.
O suco de uva "100%" como aliado para perder barriga, foi a boa nova anunciada recentemente. Depois de comprovar os benefícios da bebida para o coração, redução do colesterol, prevenção do câncer e melhora da memória, uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Metodista (IPA), de Porto Alegre (RS), indicou que o consumo regular do suco elaborado com 100% da fruta, sem adição de açúcar, contribui para a redução da sempre indesejada gordura abdominal.
Tomar apenas um copo de suco de uva escura por dia é um santo remédio. Os bioflavonoides, os taninos e o resveratrol encontrados na fruta são os responsáveis pelos benefícios à saúde. "A substância mais importante é o resveratrol, um composto fenólico que fica na casca da uva. Ele funciona como um protetor do alimento contra o ataque de vírus e fungos", explica a nutróloga Cristiane Coelho.
Essa ação também é feita em nosso organismo: o resveratrol combate a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e o acidente vascular cerebral (o popular derrame). A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o uso diário do suco.
E não é só: a bebida ainda age contra o câncer, contribuindo para a redução da incidência de tumores, principalmente os de pulmão, intestino e cólon. De acordo com pesquisas publicadas no periódico americano Journal of Nutrition, os compostos antioxidantes encontrados nas uvas previnem danos ao DNA e evitam que uma célula se torne maligna.
Barriga chapada
Quem diria? Uma das bebidas mais típicas da serra gaúcha, o suco de uva pode ajudar quem quer perder aqueles quilos indesejados. Isso é o que aponta uma pesquisa concluída no Rio Grande do Sul e realizada pelo Instituto Universitário Metodista (IPA).
De um lado, senhores e senhoras que vivem em Porto Alegre. Do outro, no Rio de Janeiro, triatletas da Marinha. Eles nadam, correm, andam de bicicleta. E todos são movidos a suco de uva. Eles foram voluntários em duas pesquisas que testaram os efeitos do suco de uva no organismo. Para quem não está mais para o outro grupo e também não faz tanto exercício quanto os triatletas, os pesquisadores do Centro Universitário Metodista de Porto Alegre têm boas notícias.
"Os idosos que tomaram suco de uva durante 30 dias reduziram peso, reduziram circunferência abdominal, reduziram o índice de massa corporal, o IMC, reduziram o colesterol total e reduziram o colesterol ruim. Importante: não alteraram os níveis de glicose e não alteraram os níveis de triglicerídeos", diz a biomédica Caroline Dani.
E nem foi preciso fazer dieta. Bastou incluir no cardápio dois copos de suco, de 200 ml cada, durante um mês. Além de não engordar, não tiveram um acúmulo de gordura na região do abdômen.
"Ele aumenta a atividade do metabolismo, reduz a absorção de gordura. Por diminuir a absorção de gordura, diminui os níveis de colesterol, além de estimular a saciedade", explica Caroline.
"Eu melhorei em todos os aspectos. Triglicerídeos, colesterol, todos ficaram melhores. Eu perdi 4 quilos e não mudei nada na minha alimentação", conta a voluntária Maria Lúcia.
Fique atento
Para obter esses benefícios, o suco de uva precisa ser integral, ou seja, sem água e sem açúcar. O recomendado é incluir a bebida diariamente na alimentação. Para uma pessoa de até 70 quilos, o ideal são dois copos, o que dá em torno de 500 ml. Já para uma criança, um copo por dia é o suficiente para garantir os benefícios.
Benéfico para a memória
Estudos apontam que o suco de uva também é benéfico para a memória.
Além de perder barriga e melhorar as taxas dos exames de sangue, os dados ainda apontam efeitos benéficos para a memória. "Tem estudos demonstrando por ressonância magnética, por exemplo, que 30 dias de ingestão de suco de uva melhoram a ativação cerebral em diferentes regiões do cérebro, melhorando, assim, a memória desses indivíduos. Os polifenóis, eles protegem o sistema nervoso central dos danos provocados pelos radicais livres. Parte da perda de memória está vinculada a essa questão dos radicais livres", explica a biomédica.
Na lei
Desde 2009, nas escolas de todo o Rio Grande do Sul o consumo virou lei. "Para toda a rede municipal, existe uma legislação que tornou obrigatório o consumo do suco de uva no mínimo uma vez por semana na alimentação escolar", conta a nutricionista Renata Geremia. E as crianças aprovam.
Retarda o envelhecimento
O resveratrol tem a capacidade de melhorar e também aumentar o tempo de vida. "É comprovado cientificamente que para vivermos mais, precisamos comer menos. Isso porque, quando comemos, o processo de digestão conta com a produção de radicais livres. Comendo menos, produzimos menos e ativamos um conjunto de proteínas que se chamam sirtuinas, diretamente associadas à longevidade porque reparam as células e as protegem dos radicais. O resveratrol faz uma atividade semelhante a essas cirtuinas no organismo, retardando o envelhecimento", explica Caroline.
Mais benefícios do suco
Sua composição nutricional apresenta boa quantidade de arginina, aminoácido que ajuda a melhorar a pressão porque dilata as artérias e facilita a circulação. Além disso, tem glutamina, que ajuda na parte intestinal. As duas substâncias juntas são excelentes para a imunidade, protegendo o corpo de muitas doenças.
Curiosidades
A uva roxa era um manjar muito utilizado e apreciado pelos gregos e romanos. Elas são deliciosamente doces e nutritivas, e possuem propriedades muito especiais:
Previnem o câncer: sua atrativa cor roxa nos diz de antemão que possuem uma grande dose de antioxidantes, uma quantidade fantástica de radicais livres ao quais devemos somar compostos fenólicos, excelentes para lutar contra o câncer.
Previnem doenças cardiovasculares: seus componentes, tais como os antocianos, taninos e flavonoides, são ideais para cuidar de nosso coração. Sua ação vasodilatadora evita que sedimentos se acumulem em nossas artérias, prevenindo problemas como o arteriosclerose.
Evitam a prisão de ventre: as uvas roxas contêm uma dose muito característica de fibras, que atuam como laxantes sempre que as consumimos, incluindo suas cascas e sementes.
Protegem nosso estômago: para melhorar a digestão, basta consumir suco natural de uvas. O que em alguns países chama de "mosto".
Evitam infecções: as uvas roxas têm fortes propriedades antivirais e antibacterianas, são excelentes para limpar nosso sangue e nossos órgãos.
Ácido fólico: nutricionistas aconselham mulheres grávidas a consumirem uvas roxas nos primeiros meses de gravidez, pois elas favorecem a divisão celular e a correta digestão do feto nas primeiras semanas.
Como observação importante, cabe destacar que devido o seu alto teor de açúcares, não é conveniente que pessoas diabéticas consumam este tipo de uva. Vale consultar seu médico.
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 127 - ano 8 - junho de 2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário