quarta-feira, 2 de novembro de 2011

InterNETiqueta

Tão importante quanto se comportar à mesa sem errar os talheres é ser bem-educado ao navegar na super-rodovia da informação. Apesar do número de pessoas que acessam a Internet ter aumentado muito nos últimos anos, não custa nada lembrar que as boas maneiras devem ser praticadas sempre.

1) Não use frase com maiúscula: é muito mais difícil ler letras maiúsculas do que minúsculas. Num cenário virtual em que as pessoas não se conhecem, escrever em maiúsculas equivale a falar gritando numa reunião de trabalho. Pura grosseria.

2) Modere a linguagem: seus interlocutores são pessoas desconhecidas. Evite afirmações contundentes, do tipo "dono da verdade". Cada um tem sua própria opinião que deve ser sempre respeitada. Não seja irônico, nem violento, muito menos arrogante. Quando escrever alguma coisa, coloque-se no lugar de quem está lendo sua mensagem do outro lado da linha.

3) Vá direto ao ponto: os centros de discussão da Internet são muito específicos. Portanto, não divague. Se estiver um grupo sobre religião, não fale sobre rock. Não "enrole" em seus textos, defendendo teses mirabolantes e sem embasamento.

4) Cuidado com as respostas: se alguém quer saber sua opinião sobre determinado assunto, evite as respostas pomposas e longas. Evite também as curtas demais. Tipo: se falam sobre a metafísica e a loucura em Nietzsche, jamais responda "é isso aí". Se não tem nada para dizer, fique quieto.

5) Leia sempre o que escreveu: não há nada mais desagradável do que receber um texto repleto de erros de ortografia ou concordância, escrito de maneira rápida. Dá a impressão de que o autor não estava muito interessado em tomar parte na discussão e despachou a primeira coisa que lhe veio à cabeça.

6) Abuse dos "emoticons": servem para demonstrar seu estado de espírito aos outros interlocutores.

7) Todo mundo já foi novato: nada mais feio do que sair por aí distribuindo bordoadas. Seja educado com os novos usuários, que pode apostar, estão cometendo as mesmas bobagens que você cometia em tempos passados. Oriente quem parece perdido e conserve sempre o bom humor. Este é o melhor passaporte na super-rodovia da informação.

(trecho do texto escrito por Wagner Barreira para a revista "Super Interessante")


Nenhum comentário:

Postar um comentário