sábado, 12 de novembro de 2011

As 7 deusas gregas (romanas)

São 7 as deusas do Olimpo. São elas: Afrodite (Vênus), Artêmis (Diana), Atena (Minerva), Deméter (Ceres), Hera (Juno), Héstia (Vesta) e Perséfone (Coré)

Afrodite - É a mulher que se deixa levar pelo amor. Feminina, atraente, pode vir a usar  o amor como aarma mortal, satisfazendo seus desejos. Sensual, sensível e refinada, está voltada principalmente para os relacionamentos humanos, para a beleza e inspiração nas artes.

Trabalho: só quando está ocupada criativamente age bem. Assim, é provável ser encontrada em atividades que envolvam música, escrita, dança, terapia ou ensino. Faz o que gosta, não o que dá dinheiro.

Relacionamento com os homens: Tende para homens que não são bons para ela, geralmente criativos, complicados, mal humorados ou emotivos.

Filhos: Gosta de crianças, o que é recíproco. E consegue um nível de comunicação com a criança, através de seu olhar não julgador e compreensivo. Inspira os filhos com seu entusiasmo. Seus filhos geralmente têm sucesso.

Artêmis - é a mulher atlética, que aprecia a vida ao ar livre e os animais. Ama a natureza e se dedica à proteção do meio ambiente. Respeitada, sabe viver só e sente-se bem assim. Pode ser vingativa e cruel, se ultrapassarem o limite imposto por ela mesma nos seus encontros. A sua capacidade de concentração e direcionamento permite que ela atinja qualquer meta. Como deusa virgem, era imune de se apaixonar e representa um sentido de integridade, uma atitude de cuidar de si mesma. Esse arquétipo possibilita a mulher sentir-se completa sem um homem.

Trabalho: Empenha-se no trabalho que tem valor subjetivo para ela. É estimulada pela competição e não teme a oposição. Os interesses perseguidos por ela não têm valor comercial e não visam uma carreira.

Relaçionamento com os homens: o relacionamento com eles é fraternal .

Filhos: Estar grávida ou amamentando não é motivo de realização para a mulher Artêmis. Não sente atração para ser mãe, mas gosta de crianças. Quando mãe encoraja a independência, ensina seus filhos a se defenderem sozinhos e pode ser cruel na defesa deles.

Atena - Mulher extremamente profissional e prática, busca realizar-se em uma carreira onde possa mostrar sua sabedoria. Não briga à  toa, envolvendo-se em causas justas, às quais defende com argumentos irrefutáveis, o que lhe concede quase sempre o merecimento da vitória.

Trabalho: Trabalha em direção a um fim, aceita a realidade e se adapta. No lar se sobressai nos afazeres domésticos, usando sua mente prática e olhar estético para dirigir uma ordem doméstica eficiente.

 Relacionamento com as mulheres: Distante ou evitada. Não tem amigas. É competitiva.

Relacionamento com os homens: Sente-se atraída por homens bem sucedidos e não paciência com pessoas sonhadoras. Para ela, adjetivos como neurótico, bom coração e sensível descrevem os perdedores. Só os heróis têm vez.

Filhos: Como mãe não vê a hora de seus filhos atingirem a maturidade para fazerem projetos juntos e assim poder mostrar-lhes a vida. Adora filhos competitivos, extrovertidos e intelectualmente curiosos.

Deméter -  É a mulher-mãe. Gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças. Geradora não só da vida, mas também de sentimentos, emoções e experiências. É a que protege, acolhe e alimenta, é a que se apresenta com reservas aparentemente inesgotáveis de energia. A que cuida de tudo que é pequeno, carente e sem defesa.

Trabalho: Profissão educativa ou de assistência, tem inclinação a empregos "femininos".

Relacionamento com as mulheres: Qualquer inveja ou ciúme será em relação aos filhos. Ressente-se com as feministas por desvalorizarem o papel da mãe. Quer ser mãe em tempo integral e sente-se pressionada a trabalhar fora. Tem muitas amigas com as quais troca apoio emocional.

Relacionamento com os homens: Atrai homens que se afinam com mulheres maternais. Não escolhe, é escolhida e pode ficar ao lado de um homem por piedade. Tem muita expectativa sobre os homens, mas geralmente os vê como "eternos meninos". Sua sexualidade não é muito importante. É ardente, afetuosa e feminina, mas prefere mais ser abraçada do que fazer amor.

Filhos: é uma mãe extremamente dedicada ou terrível. Só tem consciência de suas intenções positivas e não se dá conta dos elementos negativos que podem envenenar o relacionamento com os filhos. Pode ser do tipo que nunca diz não ao filho, não estabelecendo limites.

Hera - Mulher ligada ao poder. São as líderes políticas, governantes, regentes. Por outro lado, é apegada à tradição, não abrindo mão de um casamento convencional, com moralidade, fidelidade e companheirismo, sendo uma boa esposa e "imperatriz" de sua casa.

Trabalho: Tem um papel secundário em sua vida, mas pode obter êxito na profissão. Se não se casar, se sentirá fracassada.

Relacionamento com as mulheres: Quando está só, mantem relações sociais, mas casada se afasta das amigas. Suas amizades não são aprofundadas.

Relacionamento com os homens: Sente-se atraída por homens de sucesso. Supõe que sexualidade e casamento venham juntos. Depende do marido para despertá-la sexualmente. A idéia de sexo submisso provalmente surgiu com ela. O dia do casamento é o mais significativo de sua vida e para ela a palavra divórcio não existe.

Filhos: São parte de sua função como esposa. Não é muito maternal, a menos que Deméter apareça. Pode chegar a usar os filhos para manter o marido.

Héstia - Recusou-se a casar, permanecendo virgem para sempre. Proporciona à mulher um sentimento de integridade e inteireza. Fica absorvida quando medita. Seu modo de aprender é olhando-se interiormente e sentir-se intuitivamente.

Trabalho: Falta-lhe ambição e ímpeto, não valoriza o poder. Destaca-se em uma profissão que requer calma e paciência.

Relacionamento com as mulheres: Tem poucos amigos e não se interessa por conversa fiada, política ou intelectual.

Relacionamento com os homens: O sexo não é muito importante. Adapta-se à forma tradicional de casamento. Não precisa de um homem para sentir-se emocionalmente completa. Ela prefere cuidar do lar, aprecia a autonomia de decidir como será sua casa e gosta do amparo econômico que lhe permite tempo para sua dedicação.

Filhos: Pode ser um pouco desligada como mãe, quando se volta para o interior e seu amor pode ser uma sombra por demais impessoal e não demonstrado. Mas usualmente dá aos filhos amor e atenção. Deixa que os filhos sejam eles próprios pois não tem ambições. Eles não precisam se rebelar.

Perséfone - É uma mulher que se sente atraída pelo mundo espiritual, mostra-se misteriosa, mística, reservada e inquietante. Vive dividida entre o mundo real e o desconhecido. Enquanto personalidade, predispõe a mulher a não agir e sim ser conduzida pelos outros, a ser complacente na ação e passiva na atitutde. Coré significa "jovem anônima" representando a jovem que não sabe quem é e não tem consciência de seus desejos e força. Sua atitude é de eterna adolescente indecisa. Como arquétipo de "filha da mãe", quer sempre agradá-la obedecendo-a.

Trabalho: Tem a tendência a ter vários empregos, mas não uma profissão. Tende a ir onde a família e os amigos estão. Ela se sobressai em empregos que não requeiram iniciativa ou persistência. Gosta quando tem um patrão a quem agradar.

Relacionamento com as mulheres: Sente-se bem com jovens como ela. Se é bonita, atrai amigas mulheres que não pensam em si mesmas como femininas e acabam projetando sua feminilidade não desenvolvida nela, passando a tratá-la como alguém especial. Se for tratada como frágil durante a vida, agirá como tal. Sua melhor amiga geralmente tem uma personalidade forte. Perséfone evoca respostas maternais em suas relações com as mulheres.

Relacionamento com os homens: Existem 3 tipos que se sentem atraídos por ela. Os tão jovens e inexperientes como ela, os malandros atraídos por sua inocência e homens que não se sentem confortáveis com mulheres amadurecidas. A mulher na fase Perséfone jovem é como Bela Adormecida ou Branca de Neve, insconciente de sua sexualidade, à espera de um príncipe que venha acordá-la. E então se revela uma mulher apaixonada e orgásmica, um efeito positivo em sua auto-estima, pois antes de sentia uma garota disfarçada de mulher. Ela não é nem competitiva nem atrevida.

Filhos: Não se sente autêntica como mãe, sendo insegura. Precisa ter Deméter ativada para sentir-se mãe. Pode alimentar a imaginação de seus filhos e tem capacidade de brincar, compartilhando esse aspecto de si mesma com eles. Se ela for além de Perséfone poderá criá-los fazendo com que valorizem a vida interior como fonte de criatividade.

(texto extraído do site www.rodademulheres.org.br)




Nenhum comentário:

Postar um comentário