terça-feira, 3 de junho de 2014

Como podem ser utilizados (em total segurança) os óleos essenciais? (Biover)

O uso de óleos essenciais não é uma  terapia nova. Desde tempos imemoráveis os óleos essenciais tem sido usados pelos seus efeitos benéficos no corpo e na mente. Os óleos essenciais possuem várias qualidades poderosas: acalmam, estimulam, relaxam... e contribuem também para eliminar o estresse e as tensões da vida moderna. A inalação, via oral ou aplicação via cutânea destes óleos essenciais 100% naturais, contribui para o equilíbrio harmonioso entre o corpo e a mente.

O modo de usar os óleos essenciais depende do objetivo para o qual é usado e do tipo de óleo. Os óleos essenciais são altamente concentrados: para a produção de 1 kg de óleo essencial são necessárias centenas de quilos de plantas frescas. Os óleos essenciais são substâncias muito fortes e devem ser usados sempre com grande cuidado. Por esta razão, é extremamente importante que se utilize a dose recomendada e que se respeite o modo de utilização específico para cada tipo de óleo.

A utilização destes óleos essenciais é simples e muito diversificada:

- Via oral

Apesar do uso interno dos óleos essenciais ser muito eficiente, aconselhamos a nunca fazê-lo sem consultar primeiro o seu médico assistente. Esta operação requer um conhecimento profundo das propriedades específicas dos óleos em questão.

Os óleos essenciais podem ser tomados por via oral com um pedaço de pão, um doce ou uma colher de mel. Nunca use mais de 6 gotas por dia e máximo 2 gotas por dose (por exemplo, 2 gotas, 3 vezes ao dia). O óleo extraído da casca dos citrinos também pode ser usado em água (3 a 5 gotas em um litro de água).

- Via cutânea

O uso de óleos essenciais sobre a pele é extremamente benéfico! Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente pela pele e são transportados desta forma ao local necessário. Com exceção de casos específicos, os óleos essenciais precisam ser diluídos antes da aplicação na pele.

- Puro

Apenas um número limitado de óleos essenciais podem, em circunstâncias específicas, ser aplicados diretamente sobre a pele: alfazema (em casos de irritação, picadas de insetos...), ravensara (contra bolhas), tea tree (nos pés), hortelã-pimenta. O uso puro sobre a pele deve ser efetuado sempre com muito cuidado. Evite o contato com os olhos!

- Diluído

Alguns óleos essenciais podem ser aplicados sobre a pele se forem diluídos previamente com um óleo de base (um óleo vegetal como, por exemplo, de amêndoas doces, de macadâmia, de jojoba) ou um creme neutro.

A quantidade a ser diluída num óleo de base ou em um creme depende do tipo de óleo essencial, do efeito desejado e da parte do corpo que precisa de um óleo de massagem. A porcentagem varia entre 05, e 10%: de 0,5 a 1% é adequado para bebês e crianças pequenas e para uma massagem de rosto, de 1 a 3% para crianças pequenas, de 3 a 4% é ideal para uma massagem de corpo e se a quantidade for de 5 até 10% deve ser utilizada apenas para aplicação local, limitada.

- Banho

Os óleos essenciais podem ser usados também na banheira ou no chuveiro. Nunca despeje os óleos essenciais diretamente na água se não estiverem diluídos: misture algumas gotas de óleo essencial em um óleo de base vegetal, creme  de banho, leite (integral) e adicione-o à água do banho.

Atenção: devido ao perigo de choque térmico, não se pode utilizar o óleo essencial de menta no banho ou debaixo do chuveiro. Nunca utilize óleos essenciais para o banho de seu bebê.

- Difusão através do ar

Visto que os óleos essenciais são produtos aromáticos e voláteis, dispersam no ar. Escolha o método de aplicação que achar mais agradável em função do efeito necessário.

- Método das gotas

Coloque algumas gotas de óleo essencial em um lenço, almofada, travesseiro, tapete, filtro do aspirador, umidificador de ar

- Evaporação

Ao se colocar um pouco de água e óleo essencial em um difusor, quando a água começar a evaporar os óleos essenciais serão difundidos pelo ar. Para este efeito, pode-se utilizar um copo com água fervida ou um difusor.

- Atomização

Através da técnica de atomização, os óleos essenciais não são aquecidos nem colocados na água: são atomizados. Desta forma, todas as características originais dos óleos essenciais são preservadas. A atomização é a forma mais eficaz de dispersão de óleos essenciais no ar. A atomização faz-se com um aparelho especialmente concebido, um atomizador elétrico.

Para usufruir de todos os seus efeitos benéficos em perfeita segurança, basta seguir os seguintes conselhos:

- Manter os óleos essenciais fora do alcance das crianças.
- Feche bem os frascos de óleos essenciais e conserve-os em um local fresco, ao abrigo da luz e em um local seguro, pois estes são inflamáveis.
- Evitar o contato com os olhos e membranas mucosas.
- Respeite sempre a dosagem e o método de utilização recomendados.
- Diluir os óleos essenciais em um óleo de base ou em um produto neutro antes de os utilizar diretamente sobre a pele ou no banho.
- Preste atenção em caso de peles sensíveis e alérgicas: diluir primeiro uma gota de óleo essencial em um pouco de óleo de base e aplicar na parte interna do cotovelo. Se após 24 horas não tiver nenhuma reação (vermelhidão, comichão ou irritação), pode, então, aplicar o óleo essencial na dosagem recomendada.
- Após o uso de óleos cítricos (em uma massagem ou em um banho), evitar a exposição à luz do sol pelo menos durante as 24 horas seguintes.
- Tenha ainda mais cuidado em caso de epilepsia, asma, alergias, mulheres grávidas e crianças menores de 6 anos.
- Nunca utilize os óleos essenciais na sua forma pura diretamente na pele, sem o aconselhamento de um especialista.
- Não é aconselhado o uso de óleos essenciais em bebês.
- Não exceder as dosagens recomendadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário