sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Acidentes evitáveis - Thais Villaça


Sua porção multitarefas deve ser deixada de lado na direção

Mulheres conseguem dar almoço para as crianças ao mesmo tempo que discutem com a operadora de TV a cabo pelo telefone e finalizam um relatório de trabalho. Mas dentro do carro é preciso ter cuidado redobrado, e, ao fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, além do perigo de se acidentar, você pode virar alvo fácil para assaltantes que repararem na sua falta de atenção. Confira algumas dicas para evitar essas situações no trânsito.

1) Não deu tempo de se maquiar antes de sair de casa? Nada de passar o rímel ou retocar o batom quando parar no semáforo. Você pode soltar o freio sem querer e acertar o carro da frente, ou tomar uma batida na traseira se o farol abrir antes de você terminar. Espere para dar aquele tapa no visual depois que estacionar.

2) Fumar ao volante também é perigoso, pois uma de suas mãos estará ocupada, o que diminui sua capacidade de reação se for preciso fazer uma manobra brusca para desviar de um pedestre distraído ou de um buraco.

3) Falar ao celular, além de dar multa, tira completamente a atenção no trânsito. Retorne a ligação mais tarde, ou só atenda se tiver sistema Bluetooth no veículo - e mesmo assim, seja breve. Digitar um SMS, então, jamais!

4) Se você derrubou alguma coisa no chão do carro, não precisa pegar imediatamente. O fato de se abaixar para alcançar o objeto vai deixar você sem visão da rua e muito mais propensa a se acidentar.

5) É uma delícia ouvir um sonzinho no carro, mas fique atenta ao mudar a estação do rádio ou trocar de CD. Também evite os fones de ouvido, pois com eles você não escuta uma buzina de alerta ou a sirene de uma ambulância pedindo passagem, por exemplo.




(texto publicado na revista A (Ana Maria Braga) nº 7 - ano de 2012)








Nenhum comentário:

Postar um comentário