segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Congelar óvulos para postergar a maternidade - Dra. Ana Lúcia Beltrame


Há 50 anos, a pílula anticoncepcional trouxe liberdade sexual para as mulheres e, paralelamente, mudança no comportamento reprodutivo. Se por um lado a possibilidade de adiar a gravidez proporcionou maior inserção da mulher no mercado de trabalho, investimento na carreira e independência econômica, por outro ameaçou a sua fertilidade. E dúvidas surgem: qual o melhor momento para engravidar? Quais os riscos da gravidez tardia? Por causa disso, muitas mulheres têm optado pelo congelamento de óvulos, procedimento cada vez mais comum no Brasil e no mundo.

De acordo com os últimos dados da CDC (Center of Disease Control), aproximadamente 60% das mulheres americanas, que são submetidas à fertilização in vitro, possuem mais de 35 anos, números também compartilhados pelas estatísticas latino-americanas. Nessa faixa etária, o número e a qualidade dos óvulos podem estar comprometidos e isso faz com que o tratamento seja mais limitado. O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que têm histórico de menopausa precoce entre os familiares; mais de 35 anos, sem parceiro, que desejam conservar sua fertilidade; e para casais que obtiveram óvulos em excesso durante um processo de fertilização. Mulheres em idade reprodutiva com câncer, que têm de passar por quimioterapia e/ou radioterapia, também podem optar pelo procedimento, o que garante uma chance real de constituir uma família quando curadas.

A técnica de congelamento melhorou muito nos últimos 30 anos. Se na década de 1980 somente 10% dos casos davam certo, hoje esse número aumentou em 40% a 50%. Esse êxito foi possível graças à vitrificação - ou técnica de congelamento rápido - quando a sobrevivência dos óvulos chegou a aproximadamente 90% com suas características mantidas. São taxas de gravidez equiparadas às de óvulos frescos. Esse fato trouxe uma nova perspectiva para as mulheres: o limite reprodutivo imposto pela natureza, pela primeira vez, pode ser desafiado. Atualmente existem mais de 1,5 nascimentos relatados de crianças provenientes de óvulos congelados em todo o mundo.

Não existe uma ideia máxima para que seja feito o congelamento, mas é necessário estar ciente de que passar pelo procedimento depois dos 40 anos vai resultar em um óvulo mais velho, que pode não ser tornar um embrião. Nesses casos, as chances de a fertilização dar certo chegam a somente 10%. O mais recomendado é "guardá-lo" com menos de 35 anos, quando ele está mais saudável. Não há limitação de tempo para que fique congelado: quando o procedimento é bem feito o óvulo não envelhece mais e pode ser utilizado anos mais tarde.

Apesar das boas perspectivas, o congelamento de óvulos deve ser visto com cautela. Não se deve promover uma falsa sensação de segurança, nem estimular a prorrogação da maternidade. É papel do médico e de sua equipe esclarecer às pacientes as limitações da técnica e que o congelamento não é uma garantia futura de filhos, mas, sim, uma alternativa promissora para os próximos anos.




(texto publicado na revista Contigo nº 2023 - 26 de junho de 2014)



Nenhum comentário:

Postar um comentário