sábado, 30 de agosto de 2014

Cachorro agressivo tem solução! - Karina Fusco


Até o mais dócil dos bichos pode ficar possessivo e bravo em algum momento da vida. Veja o que é preciso para t er um cão bem-educado

Como percebo se o meu cão está indócil?

Na maioria das vezes, a agressividade do cão é provocada pelo excesso de mimos e a falta de liderança dos donos, segundo a adestradora Tatiana Antunes, da Cão Tour, em São Paulo. Para a especialista, alguns donos tratam o animal como se fosse uma criança e se esquecem de suas reais necessidades. Quando o animal deixar de ser filhote para se tornar adulto, observe:

1) Ele avança quando vê alguém vindo cumprimentar você?

2) Começa a rosnar e invoca se alguém for pegar seus brinquedos do chão?

3) Late se sua vasilha de comida for tirada do lugar?

4) Ameaça morder se alguém lhe passar a mão em um gesto de carinho?

Segundo o veterinário Aldo Macellaro Júnior, proprietário do Clube de Cãompo, em Itu (SP), esses são os primeiros sinais de que algo vai mal e também o melhor momento de corrigir o problema. "Um dos erros comuns dos donos é achar engraçadinhas essas atitudes dos bichos. Nessa hora, eles precisam é de limite", ressalta Macellaro.

Corrija o quanto antes!

Assim como se deve fazer com uma criança na fase da aprendizagem, é preciso chamar a atenção dos bichos de estimação. "Quando faz algo proibido, o cão sempre deve ser corrigido, mas de maneira certa, sem violência nem grito", orienta Tatiana.

- Mostre que está insatisfeita no exato momento em que ele agir com agressividade.

- Assim, ele saberá quem é o líder´: você. O cão deve saber que não manda na casa nem nos donos, e mais: há regras a cumprir.

- É possível corrigir o cão com um toque (sem bater!), usando apenas um borrifador com água ou latinha com pedrinhas para fazer barulho, por exemplo. Objetos assim fazem o cão mudar o foco.

Será que ele está doente?

O veterinário Macellaro Júnior afirma que dificilmente um animal tranquilo se torna agressivo de uma hora para outra. "Mas quando isso acontece, pode ser sinal de dor intensa. Existe a possibilidade de alojamento de parasita no cérebro dele ou até um turmo cerebral", afirma. Portanto, se essa mudança brusca acontecer, o veterinário deve ser avisado logo.

Castrar ajuda

Animais tratados quase como seres humanos, que vivem cheios de mimos e sem limite algum, são os que mais costumam dar uma de bravos se alguém chegar perto de algo que eles consideram sua propriedade. Uma das saídas que os donos encontram é mandar castrá-los, para se acalmarem. "Com a castração, é retirada dele a testosterona, hormônio que traz impetuosidade e força, ou seja, as características da agressividade", afirma o veterinário.

O que fazer quando o cão ameaça atacar?

Você pode...

- Manter a seriedade no tom de voz e dizer "não pode fazer assim";

- Bater no chão com um pedaço de jornal ou uma lata com pedrinhas, bem perto dele, para fazer barulho;

- Dar uma leve borrifada com água perto de seu focinho. Isso também faz com que ele se assuste e entenda que o comportamento está errado;

- Elogiar e dar carinho quando ele se comportar adequadamente.


É proibido...

- Ficar com ele no colo quando chegar uma visita, como se estivesse protegendo-o dessa pessoa. Ele deve ser acostumado a ganhar carícias de gente conhecida desde pequeno;

- Rir, se ele rosnar ou der sinal que quer arranhar ou morder;

- Ameaçar bater nele com vassoura, chinelo ou qualquer outro objeto;

- Incentivá-lo a manter aquela atitude por não saber corrigi-la.

Produtos de limpeza: que perigo!

Como há produtos que podem causar alergias e outros problemas de saúde em animais, antes de usá-los, leia atentamente o rótulo e verifique seus componentes!

Evite produtos de limpeza que tenham derivados do petróleo, álcool etílico, cloro, formaldeído, fragrâncias e corantes muito fortes. Esses componentes podem causar alergias respiratórias, de contato, irritações e ressecamento da pele.

Deixe os produtos de limpeza longe do alcance dos animais.

Limpe o chão usando apenas água e sabão. Essa receita é eficiente e não traz problemas para o animal.




(texto publicado na revista AnaMaria nº 929 - 1º de agosto de 2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário