sábado, 30 de agosto de 2014

Um banho de boa energia - Maria Helena Bellini


Os exercícios feitos na água aquecida promovem inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades

A hidroterapia, também chamada de aquaterapia, é um método terapêutico que utiliza os princípios físicos da água em conjunto com a cinesioterapia para reabilitação física de pacientes com diferentes tipos de distúrbios. Muito procurada pela turminha da melhor idade, essa prática produz benefícios visíveis e rápidos. Segundo a Da. Denise Clepf, fisioterapeuta especializada em Fisioterapia Aquática pela Universidade do Estado de São paulo, "é ideal para prevenir, manter, retardar, melhorar ou tratar disfunções físicas características do envelhecimento".

Chuá, chuá

Uma das principais vantagens de se fazerem exercícios debaixo d'água é que a flutuação reduz drasticamente o peso que é transmitido pela cartilagem articular lesionada e dolorida e de outros tecidos articulares sensíveis. "A atividade se torna menos dolorosa. Além de diminuir a gravidade e o atrito das articulações, proporciona qualidade de exercícios e movimentos que não seriam possíveis em solo", explica a fisioterapeuta, que complementa: "Além disso, a capacidade de se movimentar rapidamente na água permite a prática de exercícios aeróbicos, como corridas e até saltos".

Outro benefício relacionado a essa prática é a liberação de endorfina, que ajuda a reduzir possíveis sensações de dor e produz uma sensação de bem-estar, mesmo após o término da atividade. Denise destaca que o trabalho aeróbico também promove melhora do equilíbrio e coordenação motora, reduzindo o risco de quedas. "A pressão hidrostática ajuda também a melhorar a circulação, a reeducação postural, reduz a atrofia e aumenta a força e a massa muscular pela densidade da água, além de reforçar a moral do paciente, pela independência e atividades realizadas dentro da água", diz.

Xô, desconforto

A hidroterapia pode ajudar a tratar artrite, osteoporose, fibromialgia, escoliose, hérnia de disco, lordose, artrose, fraturas, luxação, lesões de ligamentos e meniscos, infecções, tumores, necroses, inflamações, além de distúrbios neurológicos decorrentes de poliomelite, paralisia cerebral e AVC (derrame). Também é indicada para a reabilitação de pessoas com deficiência, e é muito benéfica para gestantes, pois visa amenizar problemas decorrentes das diversas transformações e alterações fisiológicas aos quais o corpo da mulher é submetido durante o período gestacional.

Denise conta que movimentos como correr, malhar e pedalar dentro d'água são outras atividades que podem ser praticadas. "O exercício físico realizado dentro de uma piscina é benéfico à mente e ao corpo, sobretudo às articulações, que são poupadas de grandes impactos. Isso porque a ação da gravidade é reduzida no meio líquido, resultando em uma menor sobrecarga nas pernas e nos braços".

A especialista relata que sintomas como dor, fraqueza muscular, déficit de equilíbrio, obesidade, doenças articulares, desordens de locomoção, dentre outras, dificultam a realização dos exercícios em solo por idosos, ao contrário dos exercícios realizados no meio aquático, onde há diminuição da sobrecarga articular, menor risco de quedas e lesões.

Para iniciar a prática, é necessário consultar um médico para saber a compatibilidade  do exercício na água e as condições de cada paciente. "As principais contraindicações são as infecções, que podem ser de pele, gastrointestinais, dor de garganta e gripe, problemas renais graves, ou qualquer outro tipo de doença infecciosa que possa ser transmitida pela água", ressalta Denise.

Saiba mais

As vantagens da aquaterapia são inúmeras quando se mantém a frequência correta - no mínimo três vezes por semana, com aulas de 30 minutos a uma hora - e os resultados podem ser notados após seis semanas. Conheça algumas delas:

1) Alívio de dor e espasmos musculares.
2) Fortalecimento muscular e treino de resistência.
3) Reeducação dos músculos paralisados.
4) Encorajamento das atividades funcionais.
5) Manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura.
6) Facilita o trabalho de pacientes com problemas degenerativos nos ossos, articulações e tendões.
7) Diminui a suscetibilidade desses pacientes à dor e novas lesões.
8) Trata desordens no andar e problemas no aparelho locomotor.
9) Aumento da capacidade de autossuficiência e bem-estar geral.
10) Maximiza o contato social e o prazer pela vida.
11) Alivia ansiedade, insônia e depressão.

Em forma

Uma boa maneira de ter mais disposição para fazer as atividades do dia a dia é aliar a musculação à hidroterapia. Para o professor e geriatra do Hospital das Clínicas SP, Dr. Paulo Camiz, "principalmente na faixa etária geriátrica, esse exercício de força passou a ser a principal forma de manter um idoso funcional e independente. Em relação à aquaterapia, há uma vantagem adicional de não sobrecarregar as articulações do quadril e, principalmente, do joelho".

Segundo a ortopedista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Cássio Trevizani, muitos benefícios são obtidos com o fortalecimento muscular para o aparelho locomotor. "Sem a força habitual dos músculos, atividades do cotidiano acabam sendo executadas com mais dificuldade, o que aumenta a chance de desgaste". Portanto, qualquer modalidade de musculação praticada rotineiramente de forma preventiva pode diminuir os riscos de quedas, artrose e desgaste das articulações. Além desses benefícios, pode prevenir também a osteoporose, problema que pode causar fraturas no fêmur e na coluna.




(texto publicado na revista Ponto de Encontro nº 44 - jun/jul de 2013)










Nenhum comentário:

Postar um comentário