quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Remédios naturais para a síndrome do túnel do carpo (Melhor com Saúde)

o tp
Trata-se de um problema muito habitual pelo tipo de vida e trabalho que levamos, diante do computador por muitas horas ao dia. Apresenta vários sintomas, como fraqueza na mãos ou nos dedos, dormência e formigamento. Conheça as causas e os melhores remédios naturais para a síndrome do túnel do carpo.

O que é e o que causa a "síndrome do túnel do carpo"?

É uma doença em que existe uma pressão importante sobre o nervo mediano, localizado no pulso, e que permite o movimento e a sensibilidade de toda a mão, inclusive os dedos e a palma. É um "túnel" estreito, de modo que qualquer pequena inflamação pode comprimir o nervo, causando dor, fraqueza ou dormência.

Esta síndrome é causada pelo uso excessivo do computador, quer dizer, digitar no teclado ou fazer muitos "clicks" com o mouse, repetir movimentos ao trabalhar, por tocar um instrumento musical ou praticar certos esportes. Estas atividades também podem causar tendinite ou bursite.

A síndrome do túnel do carpo ocorre na maioria dos casos em pessoas entre 30 e 60 anos, sendo mais frequente nos homens do que nas mulheres. Alguns dos fatores adicionais que podem desencadeá-lo são:

- Alcoolismo
- Artrite no pulso
- Fratura de osso
- Cisto ou  tumor no pulso
- Infecções
- Obesidade
- Retenção de líquidos (gravidez ou menopausa)
- Artrite reumatoide

Os sintomas mais comuns de uma pessoa que sofre a síndrome do túnel do carpo são:

- Dormência ou formigamento no polegar de uma ou de ambas as mãos (segundo a atividade desencadeante), também nos dedos indicador e do meio
- Formigamento nas mesmas áreas
- Dor que vai desde a mão até o cotovelo
- Problemas nos movimentos "suaves" de coordenação
- Fraqueza para carregar sacolas
- Fraqueza nas mãos
- Sensação de calor nos dedos ou na palma
- Adormecimento noturno frequente

Remédios caseiros para a síndrome do túnel do carpo

- Consuma uma colher de azeite de semente de linhaça por dia, durante duas ou quatro semanas seguidas. Os ácidos graxos evitam ou interrompem a inflamação.

- Ingerir alimentos que contenham muita vitamina B6, como as batatas, as bananas, o arroz integral, o peito de frango ou os vegetais verdes.

- Coloque compressas de gelo no pulso ou na mão, para diminuir a inflamação. Nunca coloque uma almofada ou toalha quente, porque piora o quadro.

- Molhe um pano de algodão com um pouco de tintura de arnica e aplique na área afetada.

- Despeje em uma xícara de água fervendo duas colheres de gengibre em pó. Tampe e deixe esfriar. Consuma duas xícaras por dia, é um excelente anti-inflamatório.

- Ferva três colheres de farinha de feno-grego com bastante água, durante 15 minutos, até formar uma pasta. Quando esfriar, aplique na área que dói.

3 sucos curativos para a síndrome do túnel do carpo

- O primeiro deles, tem como ingrediente 1 toranja, 1 laranja e 1 fatia de abacaxi sem casca. Lave e corte na metade os dois primeiros, extraindo o suco. Depois coloque esse líquido no liquidificador, acrescentando a fatia de abacaxi picada. Bata e coe. Beba um copo uma vez a cada três dias em jejum (como forma de prevenção) ou todos os dias (para combater as dores ou sintomas).

- O segundo suco leva 1 folha de couve grande e 2 maçãs verdes. Lave, descasque e pique as maçãs, as coloque em um liquidificador juntos com a folha de couve e água. Bata alguns minutos. Beba um copo por dia.

- A terceira receita tem como ingredientes 1 fatia de abacaxi, sem casca, meia maçã e um pedaço pequeno de gengibre. Pique o abacaxi e coloque no liquidificador. Acrescente a maçã sem casca, nem sementes e o gengibre. Beber um copo diariamente, e se possível de manhã.

Recomendações para evitar a síndrome do túnel do carpo

- Mantenha uma posição natural e neutra: evite estar com as mãos e os pulsos dobrados, eles devem estar sempre estendidos (na medida do possível). Se você usa muito o teclado, ele deve ficar localizado de maneira que os pulsos não precisem estar posicionados de forma que cause incômodo. Evite desenroscar ou pegar objetos com os três primeiros dedos da mão, mas sim com todos, isso exerce mais pressão no túnel do carpo. Descanse dois minutos por cada hora e, se for possível, mude de atividade.

- Leve uma vida saudável: isso fará com que não sofra problemas no sistema circulatório de modo geral. Durma bem, faça exercícios, evite fumar, consuma muitas frutas e verduras, beba água, deixe de lado as gorduras e o açúcar, etc.

- Cuide da postura em que você dorme: durante a noite é aconselhável manter os braços junto ao corpo e os pulsos retos, para evitar a pressão que sofrem se ficarem debaixo do corpo ou em uma posição dolorosa que possa causar inflamação.

- Faça exercícios pontuais para esta região: te ajudarão a melhorar a circulação e a reduzir a tensão. Você pode, por exemplo, fazer círculos para ambas as direções com os pulsos, colocando as palmas primeiro para baixo; pressionar o polegar, segurando a mão para fora e pegando o polegar direito com a mão esquerda, pressionando suavemente como se estivesse "esticando" (repita cinco vezes e troque de mão); estenda bem os dedos entre si, abrindo e fechando; apertar uma bola de borracha o mais forte possível ou segurar um peso leve (não superior a dois quilos) com a palma da mão, o antebraço se apoia em uma mesa e o pulso na borda, levante o peso flexionando o pulso.

- Utilize objetos ergométricos: o teclado é um dos mais comuns, mas também existem outros. Estes artigos fazem com que tenha menos tensão nos pulsos, nas mãos e nos cotovelos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário