sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ache seu dom e seja feliz! - Beatriz Prieto


Chegou a hora de descobrir a que veio ao mundo, se dedicar a isso e viver uma vida plena. Pronta?

"Costumo dizer que quem não conhece o seu dom vive ao sabor do vento. Sem um senso de missão pessoal definido, acreditando que a vida se resume a cumprir tarefas. Isso é uma rotina sem sabor", diz Dominique Magalhães, autora do livro O Que Falta para Você Ser Feliz? (Ed. Gente, R$ 24,90). Ela traz à tona alguns questionamentos e elabora um método para que qualquer um possa descobrir (e por em prática) o seu dom. E, antes que você pense que essa é uma tarefa difícil, saiba que pequenos ajustes na rotina, como a adoção de um hobby, já podem ser suficientes. Agora é com você!

Caminhos para o autoconhecimento

Encontre-se

Pergunte a si mesma: quem sou eu quando ninguém está vendo? O que eu faria até de graça? O que eu faço que não tem nada a ver comigo? E deixe as respostas fluírem. "Esses são questionamentos que nos levam à descoberta do nosso modelo ideal de felicidade, que deve ser personalizado, não copiado de alguém", aconselha Dominique. Então, preste atenção para que, ao responder, você mantenha o foco em si, e não na amiga bem-sucedida ou atriz global.

Realize e peça ajuda

Agora é hora de ver onde estão as oportunidades. Para facilitar a tarefa, o ideal é que você tenha um mentor, uma espécie de exemplo a ser seguido e que já esteja exercendo a função que deseja. Peça e ofereça ajuda, absorvendo o aprendizado. Questione-se de que maneira o seu dom pode impactar positivamente na vida das pessoas e como pode prosperar ajudando os outros. "Para ser verdadeiramente feliz, é preciso se doar de alguma forma", ressalta a autora.

Assuma e pratique

Depois de descobrir o que realmente a faz feliz, é hora de se esforçar. Constatou que seu dom é cantar? Então cante e pratique muito até perceber que está dando o melhor de si. Mostre aos outros todo o seu potencial, faça contatos, conecte-se com profissionais do ramo e faça-os perceber o quanto você leva esse dom a sério. Sem tempo? Mande e-mails, participe de grupos no Facebook e use o fim de semana para se aprimorar. Seja competente e original, garota!

Seu dom está perdido se...

- Tem sempre aquele sentimento de inadequação, ou seja, acha que nasceu no país e época errados.

- Inicia projetos e não consegue dar continuidade.

- Tem baixa autoestima, sendo altamente vulnerável a elogios e críticas.



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 766 - 6 de junho de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário