quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Beterraba controla a pressão - Marília Medrado


A raiz dilata os vasos sanguíneos e ainda deixa você no jeito para o verão, pois ajuda no bronzeado e dá energia para praticar exercícios!

Pressão em dia

Beterraba é ótima para reduzir a pressão arterial, sobretudo se consumida na forma de suco. "Ela contém nitrito. No organismo, ele vira nitrato e estimula a produção de óxido nítrico, que dilata os vasos, fazendo o sangue circular melhor e diminuindo a pressão", explica a nutricionista Natália Colombo.

Saudavelmente colorida

A cor intensa da beterraba se deve às betalaínas, pigmentos naturais com ação antioxidante - daí combaterem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.

Verão à vista!

Queridinho entre atletas, o suco rosa (feito com beterraba e laranja) dá energia e melhora o desempenho na hora dos exercícios. Beba gelado!

Vitaminada

Além dos nitritos, a raiz possui vitamina A (que tem ação antioxidante e regula o sistema imunológico), vitamina B1, vitamina C, fósforo e potássio. Sem falar na presença do betacaroteno, que ajuda você a ficar com um bronze da cor do pecado. Oba!

Dieta

Quem quer perder peso precisa maneirar no consumo. "Com alto índice glicêmico e bastante açúcar, a beterraba deve ser consumida com moderação. Uma colher de sopa até quatro vezes na semana", alerta Natália.

Preparo

A melhor forma de comer a beterraba é crua, em lanches ou saladas. "Alguns estudos mostram que a betalaína perde parte do seu poder antioxidante quando exposta a calor", revela a especialista.

Receita do poderoso suco rosa

A nutricionista ensina você a preparar o suco rosa:

Ingredientes:

- 1 copo (200 ml) de suco de laranja
- 1 beterraba crua picada
- 1 cenoura média picada
- cubos de gelo a gosto

Modo de preparo:

Bata a cenoura e a beterraba e adicione a mistura ao suco de laranja. Coloque gelo e beba. Só evite se estiver de dieta.



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 782 - 26 de setembro de 2014)







Nenhum comentário:

Postar um comentário