Cáries e inflamações na gengiva podem levar a doenças mais sérias, por isso, cuide-se!
Desde criança, aprendemos o quanto é importante cuidar dos dentes e até superamos o medo de ir ao dentista. Apesar da correria da vida adulta, não podemos descuidar dos itens básicos para mantermos os dentes e a boca saudáveis. Para ajudar nessa missão, os tratamentos odontológicos estão cada vez mais avançados e acessíveis.
Sem cáries
Escovar os dentes diariamente e após as refeições é regra fundamental. O uso de fio dental e do enxaguante bucal também é indispensável para evitar as cáries. "A cárie é uma doença infecto-contagiosa que desmineraliza o esmalte e a dentina do dente. A primeira consequência da cárie é a dor, pois sem o esmalte o dente fica sensível. Se não tratá-la, o indivíduo pode vir a ter que realizar tratamento de canal e, no resultado mais grave, perder o dente", explica o dentista Paulo Bolfarini.
Outras doenças
Não são somente as cáries que afetam a saúde dos dentes. A má higienização deles pode provocar inflamação da gengiva (gengivite), tártaro, placa bacteriana, endocardite, além de aftas e halitose (mau hálito). Não são apenas os dentes que estão ameaçados, a falta de cuidados pode desencadear doenças que não estão relacionadas apenas à boca. "Problemas na saúde bucal podem desenvolver doenças gastrointestinais e inflamação do revestimento interno das câmaras cardíacas e válvulas do coração", esclarece o dentista.
Tratamentos
Se antes a solução para alguns problemas dentários era a extração de dentes, hoje são realizados tratamentos eficazes e restauradores com o intuito de manter a dentição do paciente. Nos últimos dez anos, a necessidade de recorrer ao uso das próteses dentárias caiu 70% no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. O número de cáries em crianças e adolescentes também sofreu redução de 19%. Canal, aparelho ortodôntico, implantes, prótese e clareamento são alguns dos recursos disponíveis hoje para manter sua boca saudável.
Acessibilidade
"Felizmente têm ficado mais acessíveis os tratamentos, principalmente devido às facilidades de pagamento. Antes a população mais carente recorria ao dentista apenas em último caso (extração, por exemplo). Agora já fazem implantes e colocam aparelhos ortodônticos estéticos, entre outros", reforça Bolfarini.
Dentes sempre bonitos
Na infância
Antes dos dentes começarem a nascer, é importante que as mães façam a limpeza bucal dos bebês, massageando a gengiva. Ao nascer o primeiro dente, o indicado é marcar uma consulta com um odontopediatra. A infância é o período mais indicado para o uso do aparelho, pois é formada a estrutura dentária.
Sangramentos e manchas
A saúde bucal também dá sinais quando algo está errado. Sangramentos da gengiva são alertas para gengivite. Já manchas e descoloração dos dentes podem ser sinais de tártaro.
Escova
As cerdas com diferentes níveis de tamanho se ajustam melhor à anatomia dos dentes. O mais importante é que elas sejam macias e as escovas trocadas de 3 em 3 meses.
Câncer
Excesso de bebidas alcoólicas e cigarro aumenta os riscos de câncer de boca. A doença provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
(texto publicado na revista Malu nº 640 - ano 16 - 02 de outubro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário