Quantas vezes o óleo de bebê ficou jogado lá no fundo do armário e acabou vencendo por falta de uso? Descubra várias maneiras diferentes de aproveitar o produto daqui para a frente - não vai sobrar nem uma gotinha sequer!
Vasos e velas novinhos em folha
Se a umidade deu uma cara antiga aos objetos de plástico ou cerâmica, limpe-os semanalmente usando um pano macio umedecido em óleo de bebê. Faça o mesmo com as velas decorativas. O resultado surpreende!
Utensílios bem afiadinhos
O corte de tesouras, alicates, cortadores de unha e aparelhos de depilação pode durar muito mais tempo se, depois do uso, você limpar a peça e passar um pouco de óleo mineral no fio. Ele cria uma película gordurosa que impede o contato com a umidade do ar- responsável por oxidar o metal e fazer com que ele perca o corte. Lembre-se de guardar o objeto num plástico, para não melecar a gaveta.
É o fim das cochonilhas!
Sabe aquele bicho marrom que fica no caule das plantas sugando a seiva? É a cochonilha, uma praga que você pode afastar com a seguinte solução: corte 6 g de sabão, dissolva em 25 ml de água quente e adicione 5 ml de óleo mineral. Dilua a mistura em 2,5 litros de água e pulverize nas plantas sempre que os bichinhos aparecerem. Você também pode usar apenas metade da mistura em 1,25 litro de água.
Inox livre de manchinhas
É fácil evitar aquelas marcas de dedo que ficam na parte de inox dos eletrodomésticos: depois de lavar o fogão, a geladeira, a pia, as torneiras ou quaisquer outras peças de inox, seque-as bem e passe um pano macio com uma fina camada de óleo de bebê. Quando aparecer uma mancha, basta passar um papel-toalha ou algodão para removê-la - não será preciso esfregar.
Cortina de box renovada
Com o passar do tempo, ela vai ficando ressecada e sem flexibilidade. Adivinha como você pode torná-la macia novamente? Huhum, com óleo mineral. Depois de limpar a cortina, misture 50 gotas do produto num copo de água morna. Passe com pano macio e pronto. Os componentes do óleo interagem com os polímeros da cortina plástica, tornando-a maleável de novo.
Velas desenformadas fácil, fácil
Se você gosta de fazer esses objetos decorativos em casa, experimente untar as formas com um pouquinho de óleo mineral. Ele impede que a parafina grude no utensílio, estragando o trabalho.
Brilho extra às peças de plástico
Telefone, monitor de computador, televisão e outros objetos feitos com o material podem receber uma camada fina de óleo mineral depois de limpos - esse cuidado garante o brilho por vários dias. Antes de espalhar o produto, certifique-se de que não há mesmo pó em cima deles, para não comprometer o resultado. E passe uma quantidade bem pequena, para não deixar as peças grudentas.
Portas e fechaduras lubrificadas
Na sua casa tem dobradiças que rangem ou chaves e janelas emperradas? Lubrifique-as com óleo mineral para facilitar o deslizamento das peças de metal.
Sem grude na sola dos sapatos
É muito chato tirar o piche (derivado do petróleo que entra na composição do asfalto) da sola do calçado, principalmente do tênis. E quando a meleca desgruda, ainda deixa mancha. Mas o óleo mineral retira os dois rapidinho, sem esforço. Basta pingar algumas gotas na sola, em toda a volta do piche, e soltar uma espátula de metal. Finalize com um pano embebido no óleo para retirar os vestígios.
Proteja os ouvidos do cachorro na hora do banho
Umidade dentro da orelha e do ouvido favorece o desenvolvimento de micro-organismos que podem causar otite, cujos sintomas são dor e coceira na região. Para evitar o problema, coloque chumaços de algodão embebidos em óleo mineral dentro das orelhas do amigão antes de banhá-lo. O produto impermeabiliza o algodão, oferecendo proteção extra. Mesmo assim, evite molhar a área.
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 100 - ano 6 - abril de 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário