Cientistas descobriram uma ferramenta importante e simples para ajudar homens e mulheres a emagrecer: o sono. Dormir bem à noite talvez seja a melhor forma de obter um peso saudável.
Mas o que é dormir bem? É descansar pelo menos 9 horas por noite. E porque isso ajuda a emagrecer? Quem dorme pouco, passa madrugadas em claro, acaba comendo mais e consumindo comidas mais calóricas, inconscientemente. Já quem dorme bastante não sentiria tanto essa necessidade.
A tese foi comprovada por pesquisadores do sono da Universidade do Colorado. Eles recrutaram 16 pessoas saudáveis, de ambos os sexos, para um experimento d duas semanas com monitoramento do sono, metabolismo e dos hábitos alimentares. A equipe consentiu que metade dos participantes dormisse nove horas na primeira semana do estudo e a outra metade ficasse acordada até quase meia-noite e depois dormisse por cinco horas.
O acesso a alimentos era ilimitado para todos os participantes. As pessoas que dormiram pouco acabaram comendo muito mais do que as que dormiram nove horas ou tinham engordado em média aproximadamente um quilo no final da primeira semana do estudo. Os participantes que dormiram nove horas na primeira semana também engordaram na segunda semana do estudo, quando seu tempo de sono foi reduzido para apenas cinco horas.
Na segunda semana do estudo, o grupo cujo sono havia sido restrito na primeira semana perdeu parte, mas não todo o peso que havia ganho na primeira semana.
Kenneth Wright, diretor do laboratório de sono e cronobiologia da universidade, afirmou que a mudança era, em parte, comportamental. Permanecer acordado até tarde e não dormir o suficiente fez com que as pessoas não apenas comessem mais, mas mudassem o tipo de alimentação. "Descobrimos que as pessoas ingeriam carboidratos demais quando não dormiam o suficiente", afirmou.
Elas comeram menos no café da manhã, mas comeram muito mais no jantar.
Os participantes privados de sono acabaram, na realidade, ingerindo mais calorias ao beliscar após o jantar que em quaisquer outras refeições feitas ao longo do dia. Quando seu tempo de sono aumentou, eles passaram a ingerir alimentos mais saudáveis, com menos carboidratos e gorduras. Os pesquisadores descobriram que a privação de sono desregulou o relógio biológico das pessoas e isso, por sua vez, parecia influenciar na mudança de hábitos alimentares.
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 100 - ano 6 - abril de 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário