domingo, 5 de outubro de 2014

Da natureza para a sua saúde - Giovanna Sapienza


Como os florais podem ajudar você a cuidar dos mais diversos problemas emocionais

Edward Bach foi um médico e botânico inglês que, a partir da década de 1930, pesquisou e desenvolveu o uso de essências de flores e arbustos, diluídas em suaves soluções com álcool ou brandy (um tipo de conhaque), como alternativa para tratar desequilíbrios emocionais. "Ele acreditava que tal descompensação se produziria inicialmente no campo energético, propagando-se para o corpo físico", complementa Giovanna Sapienza, terapeuta vibracional. O médico catalogou extratos de 38 flores silvestres, testadas com sucesso em seus pacientes, muitos em estado depressivo crônico. Assim, seu método ganhou o nome de Florais de Bach, que hoje auxilia pessoas no mundo todo.

A energia das flores

"Bach traduziu o trabalho dos florais explicando que os remédios agem em nossas vibrações, abrindo espaço para que possamos nos conectar com nossa verdadeira essência ou "Eu interior", explica a especialista. Segundo ela, os remédios visam adicionar em nossos corpos virtudes particulares que equilibrem nossas energias e auxiliem-nos a viver de maneira mais feliz e positiva. "Para aqueles que prezam por uma resposta mais prática, os florais atuam em nossos corpos energéticos por meio da vibração proporcionada pelo conjunto de essências selecionadas", complementa.

Não há contraindicação para o uso de florais, mas é muito importante ressaltar que esse tratamento, como boa parte das terapias alternativas, não exclui os tratamentos e acompanhamentos medicinais tradicionais e alopáticos. É possível comprá-los em farmácias de manipulação ou locais que trabalhem com medicamentos naturais. "Não existe uma obrigatoriedade de prescrição ou formulação, mas o acompanhamento de um terapeuta especializado na área é indicado, afinal, cada essência possui uma qualidade e sua orientação é voltada para determinados tipos de pessoas ou problemas. O uso errôneo das essências não causa mal algum, mas anula completamente o efeito terapêutico do remédio", ressalta.

Alvos

Cada doença, seja ela física ou emocional, possui causas específicas que variam de pessoa para pessoa. Na terapia dos florais, cada uma das 38 essências são direcionadas para situações e pessoas com problemas específicos. Elas estão divididas em sete categorias de problemas: medo, insegurança, falta de interesse no presente, solidão, hipersensibilidade às ideias e opiniões alheias, desespero e, por último, preocupação excessiva com os outros. Um floral pode conter uma única essência ou mais de uma ao mesmo tempo, dependendo da finalidade e do paciente. Algumas delas estão exemplificadas abaixo. "Esta listagem é bem geral e não deve ser empregada como um manual de utilização, pois cada ser é único em seus problemas e dificuldades", lembra a terapeuta.

- Medo: Aspen, Mimulus, Rock Rose etc.

- Desinteresse: Sclerantus, Cerato etc.

- Solidão: Impatiens, Heather etc.

- Hipersensibilidade às influências externas: Agrimony, Centaury, Holly etc.

- Desespero: Rock Rose, Gorse, Star of Bethlehem etc.

- Possessividade e Ciúme: Chicory, Holly etc.

- Luto: Walnut, Mustard etc.

Socorro imediato

O Rescue, mais conhecido como "floral de emergência", foi a única combinação deixada por Bach. "Ele auxilia em casos de trauma, nervosismo extremo, pânico, enfim, todas as situações difíceis relacionadas a algum tipo de choque ou novas experiências", explica a especialista. Também é indicado para sofrimentos antecipatórios que causam ansiedade e seus sintomas.

O Rescue é composto por cinco essências:

- Cherry Plum - transmite lucidez durante a crise;

- Clematis - mantém a consciência para ajudar na recuperação;

- Impatiens - ajuda a manter a calma até que se consiga a ajuda definitiva;

- Rock Rose - dá coragem para enfrentar momentos de dificuldade;

- Star of Bethlehem - cicatrização de traumas físicos ou psicológicos.




(texto publicado na revista Mais Saúde com Terapias que Curam nº 1 - ano 1)




Nenhum comentário:

Postar um comentário