quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dê um jeito na tela suja! - Marília Medrado


Veja como higienizar celulares, computadores e tablets. Senão, pode danificar o equipamento a longo prazo

Há tempos que os aparelhos eletrônicos viraram nossos companheiros. O celular, por exemplo, anda com a gente de ônibus, vai junto ao banheiro... Não há tela que resista às manchas de dedo, de gordura e até de maquiagem. "Limpá-las é importante e evita até a fadiga ocular, pois você enxerga melhor", explica Carolina Kina, gerente geral da AF International no Brasil, multinacional especializada em produtos de higienização eletrônica. É uma questão de higiene e saúde. Veja agora como deixar seus celulares, TVs, tablets e computadores limpinhos, limpinhos!

Telas em geral

A limpeza é bem simples! "Use uma flanela ou um tecido delicado para evitar riscos na tela", ensina o engenheiro eletrônico Fabiano Guedes. Já Carolina aconselha pano de microfibra ou 100% algodão para a higienização, que deve ser feita com água ou, então, com produtos específicos que existem no mercado para limpar telas - indicados para tirar uma sujeira mais pesada.

Antes de começar a limpeza, é importante desligar o aparelho. Além de evitar uma descarga elétrica, você visualiza melhor a sujeira.

Na hora da limpeza, basta umedecer levemente o pano com água e passar cuidadosamente sobre a tela, sem forçar. "Logo em seguida, passe um pano seco", orienta Guedes. "O ideal é fazer isso diariamente", diz Carolina.

Computadores

Além da tela, notebooks e PCs têm teclado e mouse, que merecem atenção. Segundo Guedes, não é correto virar o teclado de ponta cabeça e chacoalhar para  tirar a sujeira. "Alguma peça pode se soltar ou danificar algo lá dentro."

O computador todo deve ser higienizado com pano levemente úmido, seguido por um seco. Para limpar vãos entre teclas e botões, faça uma pontinha com o pano e passe nos espaços. "Não use algodão. Os fiapos que se soltam podem prejudicar a máquina."

No mercado

- Duster, limpa computadores e telas de TV, da Hiperclean.

- Multi-Screen Clene, limpador para todos os tipos de tela, da AF International

- Kit de limpeza para telas, da Multilaser

É proibido!

Sabe aquela recomendação de passar álcool na hora da limpeza das telas? Deixe para lá - assim como produtos com amônia, alvejantes, limpa-vidros... "A médio e longo prazo, eles podem ressecar as telas, favorecendo manchas e rachaduras", diz Carolina. E nunca despeje o produto diretamente na tela. "As gotículas podem penetrar no equipamento." E, claro, leia sempre o manual do produto com instruções de limpeza.



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 783 - 3 de outubro de 2014)











Nenhum comentário:

Postar um comentário