sábado, 4 de outubro de 2014

Dor na coluna pode iniciar no pé


Você costuma cuidar da saúde dos seus pés? Se sua resposta for negativa, é bom rever as cautelas com a região. Poucos têm conhecimento, mas não é apenas a higiene que merece atenção. O uso de sapatos apertados ou desconfortáveis pode causar deformidade e processos inflamatórios que podem provocar distúrbios na marcha e, consequentemente dores nas costas.

Além desses, lesões de ligamentos, fraturas, problemas neurológicos periféricos e outros distúrbios que possam levar a alterações na marcha são capazes de afetar a região lombar. "Os pés possuem ossos que são mais frágeis do que os de outras regiões do corpo. Esses, porém, são ligados por tendões e ligamentos, que os deixam mais forte. No entanto, mesmo com uma resistência maior, eles sentem o esforço", afirma o neurocirurgião Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), médico introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil.

De acordo com o especialista, os joanetes estão como uma das deformidades mais corriqueiras na região, sendo caracterizado pelo desvio lateral do primeiro dedo. Além do desvio, é comum que elas estejam associadas a incômodos ou dores que atacam as articulações, provocando ainda um aumento do osso. "O joanete causa uma alteração na pisada e, por consequência, na postura do indivíduo ao caminhar. Ou seja, todos os danos que afetam o dedão do pé causa um desequilíbrio postural. Com o tempo, esse mau hábito postural acaba gerando as dores nas costas".

E no caso de dores nas costas que atingem os pés?

Quando uma dor inicia nas costas e se irradia para os pés, pode indicar uma inflamação do nervo ciático. "Esse nervo se inicia na região lombar e é o maior do corpo humano".

A inflamação do nervo pode ser proveniente de diferentes fatores. A causa mais comum é proveniente de uma inflamação secundária por causa da compressão em qualquer nível de seu trajeto, podendo gerar uma hérnia de disco na região lombar. "Contudo, tumores, contraturas musculares, bicos de papagaio, quedas ou acidentes, bem como o acometimento de doenças raras podem causar um comprometimento do nervo".

A inflamação do nervo ciático é seguida por um inchaço, que causa uma compressão das raízes nervosas que integram o ciático, causando as dores. "Para diagnosticar se, de fato, trata-se de uma inflamação de nervo ciático, é feito um exame clínico e uma radiografia da coluna. Em alguns casos, a ressonância magnética também pode ser solicitada. Nestes casos, o mais indicado é recorrer ao médico para que ele faça uma avaliação e indique o tratamento mais adequado.



(texto publicado do jornal Oeste News nº 65 - Ano V - setembro de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário