sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Em busca do nariz perfeito - Dr. Edilson Pinheiro


Por estar numa posição central na face, o nariz é responsável, em grande parte, pela harmonia do rosto. A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz tem como objetivo promover o equilíbrio entre a sua forma e a face, assim como corrigir a dificuldade respiratória causada por anormalidades na estrutura nasal. Por meio das técnicas operatórias, o cirurgião pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma do dorso, diminuir o tamanho das narinas ou refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

Para a execução desse tipo de cirurgia estética, o cirurgião deve analisar cada paciente de forma individual, procurar saber o que realmente o incomoda e ser franco com o que pode ou não ser feito. A partir das imperfeições estéticas apresentadas em cada nariz, o cirurgião deve optar pela melhor técnica cirúrgica: pela via de acesso aberta ou fechada.

A técnica fechada é toda feita internamente, sem nenhum ponto externo. Ela exigirá muita experiência do cirurgião. Já no procedimento aberto, realizado por meio de incisões por dentro do nariz e um pequeno corte externo, a visualização é completa, oferecendo maior facilidade e precisão ao cirurgião. Pela via aberta muitas vezes é necessário retirar cartilagens para se obter uma forma melhor do nariz. Na rinoplastia mais completa, é efetuada a remoção da saliência óssea do dorso nasal, o estreitamento da pirâmide nasal, o afinamento e a elevação de sua ponta, conferindo um resultado mais natural. Apesar da ansiedade em visualizar imediatamente o efeito obtido, o resultado definitivo da rinoplastia estética é progressivo. Na maioria dos casos é notado após um ano da realização do procedimento. Com a retirada do molde plástico por volta do sétimo dia, pode ocorrer um edema (inchaço), que vai diminuindo com o tempo. Um curativo com fita micropore é mantido entre o oitavo e o 15º dia para auxiliar na diminuição do edema. Os pontos são absorvidos naturalmente pelo organismo e a cicatriz externa é praticamente imperceptível na maioria dos casos. Em relação aos cuidados no pós-operatório recomenda-se que, nas primeiras semanas, o paciente evite atividades físicas e deite-se sempre de costas. A exposição ao sol é permitida após 30 dias.

Apesar do planejamento que envolve a realização da rinoplastia, ela é uma cirurgia suscetível a problemas pós-operatórios. Dentre os motivos para o insucesso da rinoplastia, pode-se elencar alguns pontos, como as características desfavoráveis de alguns pacientes, como ter pele muito grossa e a resposta imprevisível de cada organismo durante a cicatrização.




(texto publicado na revista Contigo nº 2015 - 11 de maio de 2014)




Nenhum comentário:

Postar um comentário