sábado, 4 de outubro de 2014

Erros comuns da dieta


Muitas pessoas nem imaginam o prejuízo, mas pequenos hábitos e escolhas erradas podem mudar o rumo da dieta e atrapalhar todo o processo de emagrecimento. O segredo é dividir suas metas em etapas e mudar um hábito de cada vez. "São várias as atitudes que acabam colocando uma barreira enorme na perda de peso, já que muitas pessoas não conhecem direito como funciona o organismo", afirma a nutricionista Talitta Maciel. Confira os erros mais comuns!

Ficar em jejum

Bastante gente ainda acredita que é necessário evitar comer para perder peso. Se você ficar dias sem comer, alguns quilos poderão ser eliminados e com certeza a massa magra será degradada. "Mas essa rotina provoca uma queda no metabolismo a fim de poupar energia, já que não tem nenhuma sendo ingerida; outra consequência, é o aumento da fome e então, será necessária uma quantidade maior de alimentos para saciar esse longo período sem se alimentar", alerta a nutricionista.

Não tomar café da manhã

"Com essa atitude, você retira nutrientes essenciais do corpo e ainda colabora para que o metabolismo fique mais lento", afirma Talitta. Além disso, o corpo trabalha menos e, consequentemente, gasta menos energia. E ainda armazena uma quantidade grande de gordura, porque ele não sabe quando será alimentado de novo.

Retirar carboidratos do cardápio

Muitas das dietas mais rigorosas e pobres em carboidratos provocam a cetose, que é o acúmulo de cetonas no sangue. Cetona é um produto resultante do metabolismo da gordura. A cetose não é um estado normal do corpo e pode resultar em náusea, desidratação, tontura, fadiga, mau humor e mau hálito. "E a tendência é gerar uma compulsão por doces e carboidratos posteriormente", complementa.

Não beber água

Corpo desidratado pode gerar um envelhecimento precoce e danos nas células, causando um desequilíbrio no organismo. O líquido é responsável por funções metabólicas em diversas sínteses do organismo. "Além de ajudar a controlar fome fora de hora ainda ajuda na eliminação de toxinas pelo organismo, fazendo uma melhoria no funcionamento do organismo. Quem bebe menos água tem uma tendência em eliminar menos gordura", garante a especialista.

Consumir só produtos light/diet

Geralmente as pessoas associam o fato de emagrecer com o abuso de produtos light, diet ou zero, enfim, aqueles que podem não conter açúcar. "Porém, esses alimentos podem possuir muito mais gorduras, além de provocar retenção de líquidos por conter mais sódio, e causar compulsão alimentar, principalmente por carboidratos e açúcar", finaliza.



(texto publicado na revista Malu nº 640 - ano 16 - 02 de outubro de 2014)









Nenhum comentário:

Postar um comentário