Dê adeus às dúvidas sobre os sintomas, causas e tratamentos desse probleminha tão desconfortável!
É fato: todo mundo tem hemorroidas. Afinal, elas são apenas veias da região do ânus. Só que muita gente as confunde com a doença hemorroidária. Essa, sim, é um problema. "Por algum motivo, as veias se dilatam e viram varizes", explica o proctologista Hélio Plapler, professor do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Além da definição, vários são os mitos e verdades sobre o tema. Decifre-os.
1) Muita gente sofre com a hemorroida. VERDADE
"Cerca de 30% da população mundial sofre uma crise de hemorroida ao menos uma vez na vida", diz Plapler. Quem tem tendência para o problema pode virar uma vítima frequente.
2) Dieta pobre em fibras é uma das causas. VERDADE
Apesar do fator hereditário contar muito - se algum familiar tem hemorroida, o risco de você ter também aumenta - a falta de fibras na alimentação gera o famoso intestino preso. "As fezes endurecem e o esforço para evacuar é maior. Isso sobrecarrega as veias.
Não é algo imediato, mas provocado por estímulos crônicos na área", diz o coloproctologista Sânzio Santos Amaral. Além disso, prender espirro e tosse e engravidar são fatores que aumentam a pressão abdominal, fazendo com que as veias se rebelem.
3) Segurar a vontade de ir ao banheiro evita o problema. MITO
Para prender as fezes, você contrai a musculatura da região anal e pressiona a barriga. Isso é péssimo!
4) Sangrar é um sintoma comum. VERDADE
"É um sangramento vermelho bem vivo", diz Plapler. Pode sair no papel higiênico, pingar e até esguichar na evacuação. Outros sintomas são: dores ao fazer cocô e coceira no ânus. A dor é causada por coágulos que impedem o retorno do sangue na veia inchada. A coceira pode ser provocada por irritação ou aumento do fluxo sanguíneo no local.
5) Ficar muito tempo sentada no vaso desencadeia uma crise. VERDADE
Além da força que você faz enquanto está no vaso sanitário, a postura pode contribuir para uma crise. É que ela aumenta a curvatura do canal anal, o que dificulta a evacuação. A melhor posição: de cócoras, na qual a parte final do canal fica reta.
6) O problema só acontece fora do ânus. MITO
Embora existam as hemorroidas externas, as mais comuns são internas. Os casos variam: a veia dilatada pode ficar só lá dentro (grau 1), sair e voltar para dentro ao fim da evacuação (grau 2), precisar ser empurrada com o dedo para retornar (grau 3) ou ficar fora sempre (grau 4). Nos três últimos casos, sangrar, coçar e doer são comuns.
7) Pode ser tratada sem remédio. VERDADE
Lubrificante e pomada anti-inflamatórias dão uma mão no sentido de aliviar os sintomas, mas dá para resolver com uma dieta rica em fibras e muita água.
8) Papel higiênico não causa hemorroida, mas é ruim para a região anal. VERDADE
Por mais suave que seja, pode machucar a área, o que predispõe o transtorno. O ideal: fazer limpeza com a ducha higiênica. Impossível? Use lenços umedecidos - sem perfume e com lanolina (que é hidratante).
9) É responsável por causar câncer. MITO
"O sangramento é comum aos dois problemas, por isso a confusão. Hemorroida não causa câncer, é benigna", diz o coloproctologista Sânzio Santos Amaral.
10) Ficar muito tempo sentada piora. VERDADE
É comum surgir em pacientes acamados ou motoristas, por exemplo. Ficar muito tempo parada favorece a constipação, uma das principais causas.
11) Sexo anal é uma das causas. MITO
Embora não seja causa, a penetração anal pode machucar a área e aumentar as chances de ter o incômodo.
12) A pimenta é uma das origens. MITO
Mas a pimenta e as bebidas alcoólicas são vasodilatadoras e aumentam o risco de crise. Sofre com o incômodo? Evite-as.
(texto publicado na revista Viva! Mais nº 783 - 3 de outubro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário