quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Linhaça contribui para diminuição dos sintomas da menopausa (Rudge Ramos Online)

O cereal é a fonte mais rica de lignana, que é um composto fito-químico que pode atuar na prevenção do câncer de mama

Mesmo após passarem parte da vida se adequando aos desconfortos da menstruação, muitas mulheres quando chegam na faixa dos 40 ainda têm que suportar os incômodos da menopausa - os ovários deixam de funcionar, não produzindo mais os hormônios, estrogênio e progesterona, cessando assim a menstruação.

O climatério é o período que antecede a menopausa, é o nome que se dá à última menstruação espontânea da mulher. É apenas um estágio na vida da mulher, mas ela fica mais vulnerável ao aparecimento e agravamento de várias doenças.

A redução de hormônios muitas vezes pode gerar sintomas como ondas de calor, suor, insônia, ansiedade, depressão, entre outros. Sendo assim, o médico hortomolecular e homeopata, Dr. Osvaldo Di Tolvo Junior, diz que "existem alimentos que podem aliviar esses sintomas e são excelentes para a saúde", como é o caso da linhaça.

A linhaça ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, servindo com alternativa na Terapia de Reposição Hormonal, pois é rica em ácidos graxos, ômega 3, sais minerais e vitamina A. Ela é a fonte mais rica de lignana, que é um composto fito-químico que pode atuar na prevenção do câncer de mama, pois neutraliza a ação do estrógeno sobre esse tecido e, por apresentar uma estrutura química similar ao dele, pode ajudar a suavizar os sintomas da menopausa.

Na Universidade de Toronto, no Canadá, pesquisas comprovaram que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama, ou seja, a linhaça evitou o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. A universidade canadense comprovou que outros trabalhos realizados em várias universidades, também mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata.

A advogada Elaine Catarina Blumtritt, de 45 anos, já está sofrendo com os sintomas da pré-menopausa (climatério) e substituiu a reposição hormonal por alimentos naturais e ricos em sais minerais, pois segundo ela seu "corpo nunca aceitou bem hormônios, tanto que nunca usei pílulas, pois sempre me fizeram muito mal. Minha alimentação é baseada em nozes e linhaça, que aliviam muito meus calores e ajudam na ansiedade".

O óleo da semente pode ser ingerido em cápsulas ou como tempero para saladas. O óleo de linhaça pode ser encontrado nos supermercados, mas, se optar por essa forma, ele deve ser guardado na geladeira em um pote que não seja transparente, para evitar que se oxide.

Testes realizados na Faculdade de Saúde Pública da USP pela Engenheira de Alimentos Renée Simbalista avaliou 38 mulheres na pós-menopausa e mostrou que tanto o consumo de pães feitos com farinha de linhaça, quanto o consumo de pães comuns reduziram significativamente as ondas de calor, um dos sintomas da menopausa que mais afeta a qualidade de vida.

O produto por fazer hábito alimentar dos brasileiros e por ser mais aceitável pelas mulheres acaba fazendo mais sucesso. "Não adiantava colocar linhaça num alimento pouco consumido ou que ficasse muito pesado. Elas achariam calórico demais e não comeriam", explica o Dr. Osvaldo.

Já a escritora Rosangela Lacerda nunca foi adepta de alimentos naturais, pois "demoram para fazer efeito". Segundo ela a reposição hormonal é "mais eficiente e age mais rápido no organismo". A base do tratamento é a reposição de estrogênio, que apresenta vantagens como produção de colágeno, substância que dá elasticidade e viço, melhora o sistema cardiovascular e ajuda a manter equilibrada a temperatura do corpo.

Porém a reposição pode trazer desconfortos para algumas mulheres, como a volta da menstruação, TPM elevada, agravamento de câncer de mama, além do custo elevado e do tratamento prolongado.

Outros tipos de alimentos - Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada. Você pode inclui-la em preparações como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, vitaminas, etc.

Para quem não gosta de linhaça ou quer dar uma variada, existem outras opções, como a soja, que pode ser encontrada na carne, suco, doces e o cálcio, que pode ser encontrado no leite e derivados.

Para combater os sintomas, o Dr. Osvaldo indica uma mistura antioxidante, composta por soja, linhaça e gergelim, torrados e moídos, um azeite enriquecido com orégano, manjericão e alho, além de um suco de couve e frutas.

Esses alimentos são muito indicados porque são ricos em fitoestrógenos, que simulam a ação do estrogênio, justamente o que falta durante a menopausa, sendo um dos grandes causadores dos sintomas indesejados. Se preferirem, as mulheres podem pedir ajuda para um (a) nutricionista que passará uma dieta adequada para essa situação.

As atividades físicas também são bastante recomendadas como uma pequena caminhada, dança, yoga, tai-chi-chuan, lutas em geral, ginástica leve, como pilates e hidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário