Pesquisas mostram que este tubérculo vem sendo cada vez mais procurado, pelos muitos benefícios que oferece para a saúde. Originário da Cordilheira dos Andes, ele é conhecido aqui no Brasil como maçã peruana. A planta tem formato parecido com o do rabanete, mas ela costuma ser consumida em pó, ou em cápsulas, fora de seu país.
Fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e mais uma interminável lista de outros nutrientes, a maçã peruana se tornou a nova queridinha de quem cultiva uma dieta equilibrada, segundo reportagem do site Minha Vida.
Efeito afrodisíaco
Um estudo publicado no Asian Journal of Andrology e conduzido por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, com homens com idades entre 24 e 44 anos, durante quatro meses, observou aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática.
Outras pesquisas destacaram ainda que a ingestão do tubérculo aumentava o desejo sexual e reduzia os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, o que lhe conferiria tais efeitos estimulantes.
Ajuda a emagrecer
Embora mais da metade da composição da maçã peruana seja de carboidratos (59%), ela pode ajudar a quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. O profissional reforça, entretanto, que apenas o consumo do alimento sem qualquer mudança de hábito ou acompanhamento não apresentará mudanças significativas. Junto com um plano alimentar, por outro lado, pode ser uma grande aliada.
Previne o diabetes
Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a maçã peruana "diminui a velocidade de absorção da glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras e também porque inibe a ação de uma enzima, que atua no processo de digestão". Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
Reforça a imunidade
A maçã peruana também é conhecida por funcionar como um tônico revigorante. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, ela é conhecida como uma planta adaptógena, que, como o próprio nome sugere, auxilia na adaptação a condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular.
Inimiga da osteoporose
"A indicação do uso da maçã peruana pode funcionar como uma medida de prevenção da osteoporose, já que 100 g oferecem 150 mg de cálcio", afirma o nutricionista Israel Adolfo. Fazendo uma comparação, 100 g de leite oferecem cerca de 100 mg do mineral. A prática regular de exercícios e a exposição solar saudável também são recomendadas para evitar a osteoporose.
Calmante da menopausa
"A maçã alivia os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, sem os efeitos colaterais de tratamentos químico-hormonais disponíveis no mercado", aponta a nutricionista Roseli. A atuação do alimento sobre os níveis hormonais é, até o momento, a melhor hipótese para explicar a relação.
Diminuição da fadiga, elevação na libido e barreira contra a desidratação da pele são algumas das características observadas com o consumo do alimento.
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 101 - ano 6 - maio de 2013)
Para conhecer mais sobre o assunto acesse o seguinte link:
http://www.noticiasnaturais.com/2014/11/maca-peruana-conheca-o-poder-deste-superalimento-de-acordo-com-a-ultimas-pesquisas/
Olá, ótimo post, obrigado pelas informações. Gostaria apenas de sugerir também incluir estes estudos científicos que mostram a eficácia da maca peruana:
ResponderExcluirhttp://www.noticiasnaturais.com/2014/11/maca-peruana-conheca-o-poder-deste-superalimento-de-acordo-com-a-ultimas-pesquisas/