sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Farinhas funcionais: Propriedades da farinha de berinjela (Melhor com Saúde)


Pouca gente sabe, mas a berinjela é um dos alimentos que estão diretamente ligados ao processo de emagrecimento. Além de estar presente em pratos tradicionais, como lasanha e saladas, há versões em forma de chá, suco e farinha.

Vale ressaltar que há indícios de que a farinha de berinjela é a que apresenta as propriedades do alimento em sua integridade. Além de ajudar a emagrecer, seus benefícios não param por aí. Este alimento é capaz de diminuir os níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos.

Principais nutrientes

É importante saber que a composição da farinha de berinjela é variável, de acordo com as diversas marcas e seu modo de fabricação. Mas o que se pode afirmar é que encontramos carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.

E uma das suas principais vantagens é a alta concentração de fibras. Em uma colher de sopa é possível encontrar 6,8 gramas de fibras.

Grandes benefícios

Aumenta a saciedade

As fibras são essenciais para quem quer perder peso e podem ser encontradas em alta concentração na farinha de berinjela.

O grande segredo é consumi-la com a quantidade adequada de água, pois esta combinação se transforma em um gel no estômago, fazendo com que a digestão fique mais lenta e aumente a distensão da parede do estômago.

Isto é necessário pois este mecanismo a sua maneira apresenta ao nosso corpo uma maior sensação de saciedade.

Reduz as gorduras no sangue

O consumo da farinha de berinjela atua diretamente na redução da gordura no sangue, como os triglicerídeos, o colesterol total e colesterol LDL. Isso se explica porque com a formação do gel no estômago, o colesterol é enviado em quantidades bem menores para o nosso sangue.

Há indícios de que as fibras encontradas na berinjela, atuem de forma eficaz nos sais biliares, que são muito importantes na absorção do colesterol.

Ajuda o intestino a trabalhar melhor

O mesmo gel formado pelas fibras também atua para o melhor funcionamento do trânsito intestinal. Sem contar que um importante processo ocorre ao consumir esta farinha: as fibras acabam sendo fermentadas de forma completa ou parcial no intestino grosso, estimulando o crescimento da flora intestinal, incentivando uma atividade intestinal mais saudável.

Fonte de antioxidantes

A casca da berinjela tem sua coloração arroxeada graças aos flavonoides chamados de antocianinas. Estes protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, como diabetes, câncer, infecções virais e até a obesidade.

Isto tudo ocorre devido à sua ação antioxidante, que é capaz de proteger o nosso organismo de possíveis inflamações. Acredita-se que quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela acaba por preservar seus nutrientes, melhorando cada vez mais a nossa saúde.

Quantidade recomendada

A quantidade ao certo deve ser verificada juntamente com um nutricionista. Mas acredita-se que entre uma a quatro colheres de sopa são indicadas para o consumo.

Você pode consumi-la normalmente no seu dia a dia, misturando em iogurtes, saladas de fruta, arroz e outros alimentos. Esta iguaria pode ser encontrada em supermercados e lojas de alimentos naturais.


Atenção! O consumo excessivo da farinha pode causar constipação do intestino.


Receita da farinha e berinjela

Em uma forma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias.

Asse no forno por aproximadamente 2 horas ou até ficar crocante e ressecado.

Bata a berinjela no processador ou no liquidificador até se transformar em farinha.

Guarde em um recipiente bem fechado e longe da luz (pode ser na geladeira).

Consuma 4 colheres (sopa) de farinha de berinjela por dia, sendo as 2 primeiras no café da manhã.


(texto publicado na revista Emagreça com Saúde)








Nenhum comentário:

Postar um comentário