Como poupar muita energia elétrica, a natureza e o seu dinheiro na hora de pagar a conta de luz. É impossível imaginarmos a nossa vida sem energia elétrica. Porém, seu uso exagerado causa muitos danos o meio ambiente, além de aumentar o valor da sua conta de luz exponencialmente. Algumas mudanças simples na sua rotina poderão poupar muita energia elétrica e a natureza, assim como o seu dinheiro no final do mês.
1) Economize energia elétrica usando o sol
Aproveite o calor do sol instalando janelas amplas no lado em que o sol bate na casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.
2) Economize energia elétrica através de uma casa com bom isolamento térmico
Certifique-se de que sua casa tenha bom isolamento. A temperatura numa casa com isolamento eficaz pode ser 10ºC mais alta no inverno e até 7ºC mais baixa no verão.
3) Economize energia elétrica estendendo as roupas no varal
Sempre que o tempo permitir, use o varal, em vez da secadora de roupas. Você economizará e ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 3 kg a cada lavagem.
4) Economize energia elétrica tirando aparelhos eletrônicos da tomada
Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los, por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.
5) Economize energia elétrica evitando a entrada de ar frio
Tape as frestas das janelas, portas e outras aberturas com panos ou materiais vedantes. Evitar a entrada de ar frio pode reduzir a perda de calor em até 25% no inverno.
6) Economize energia elétrica usando cortinas
Reduza a perda de calor em até um terço no inverno usando cortinas pesadas, bem próximas à janela, e reposteiros.
7) Economize energia elétrica utilizando a lâmpada certa
Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor: uma LFC de 25 watts é tão luminosa quanto uma lâmpada comum de 100 watts. Por isso, as LFCs podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia.
8) Economize energia elétrica comprando eletrodomésticos adequados ao seu consumo
Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia e tenham o tamanho adequado à sua necessidade - uma geladeira de 284 litros gasta 20% mais energia que uma de 210 litros, mesmo tendo a mesma classificação de consumo.
9) Economize energia elétrica através de tubulações de água eficiente
Certifique-se de que os reservatórios e tubulações de água quente estão bem isolados. O aquecimento da água pode representar um quarto da conta de luz de uma casa - e até metade do custo de aquecimento da água pode ter origem na perda de calor.
10) Economize energia elétrica reavaliando o sistema de aquecimento de água
Na próxima vez que trocar de sistema de aquecimento de água, pense em optar por uma bomba a gás, solar ou elétrica mais econômica, que garantirá uma economia a longo prazo e ajudará a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
(texto publicado na revista Divino Fogão nº 9 out/nov/dez de 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário