terça-feira, 15 de julho de 2014

Os benefícios da sálvia - Para um abdômen enxuto

A sálvia é uma planta com muitas propriedades a favor da saúde. Uma delas é ajudar a desinchar o abdômen, sendo ideal para as dietas de emagrecimento.

Veja algumas propriedades da sálvia:

É anti-inflamatória: ajuda a aliviar as dores musculares, reumáticas e artrite. 
É adstringente.
É um potente antisséptico, ideal para eliminar infecções na garganta.
Oferece grande quantidade de vitaminas A e C.
Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Está comprovado que serve para aliviar as dores relacionadas com a menstruação.
Previne a retenção de líquidos.
Favorece a cicatrização de feridas e úlceras.
Não é recomendada para as grávidas.
É ideal àqueles que estão fazendo dieta, porque entre os benefícios da sálvia está o fato de que pode regular a função digestiva.

Entre seus efeitos, devemos dizer que a sálvia estimula a vesícula biliar, ajuda a combater a prisão de ventre, favorece o trânsito intestinal, elimina as flatulências, serve para expulsar os gases acumulados (uma das razões pelas quais temos um abdômen inchado) e facilita a eliminação dos líquidos que se retêm no corpo (sobretudo nos tornozelos, pernas e pés).

Preparar um chá de sálvia é realmente muito simples. Apenas deve-se colocar 15 gramas da planta seca ou fresca (folhas e flores) para um litro de água fervente.

Se você gosta de preparações mais naturais, pode cultivar a planta de sálvia em sua casa (em um vaso no jardim, na sacada ou na cozinha onde entre bastante sol) ou, ainda, ir a uma loja de produtos naturais e adquirir a sálvia seca, como qualquer outra erva.

Uma vez que misturar a água e a sálvia, deixe repousar por três minutos. Depois adicione suco de limão a gosto e se desejar pode adoçar este chá com um pouco de estévia ou mel. Seu sabor sem adoçar pode ser um pouco amargo, mas dependerá de suas preferências.

Você pode consumir a infusão de sálvia tanto fria quanto quente. Aconselha-se bebê-la pela manhã em jejum, para estimular melhor o sistema digestivo ao longo do dia, assim como também para eliminar de forma mais eficaz as gorduras e as toxinas.




(texto publicado na revista Leve & Leia nº 50 - julho de 2014)





Nenhum comentário:

Postar um comentário