quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vale a pena ler de novo: Rainha da Sucata - Roni Silva


Considerada o segundo maior sucesso da década de 90 na Globo, a novela Rainha da Sucata sofreu algumas alterações sem, no entanto, perder o humor

Silvio de Abreu escreveu inicialmente a novela Rainha da Sucata para ser uma grande comédia. Porém, ao perceber que o gênero não era o mais adequado ao horário, o autor transformou a trama num grande drama, vivido pela personagem principal Maria do Carmo (Regina Duarte), mas sem deixar de lado totalmente o humor.

Personagens "ressuscitados"

Tanto que um dos personagens de maior sucesso nessa história, foi dona Armênia, vivida por Aracy Balabanian. A gringa vivia às voltas com seus três "filhinhas" - Geraldo (Marcelo Novaes), Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari) - e não parava de ameaçar colocar "na chon" o suntuoso prédio da Avenida Paulista, onde estavam instalados a boate e escritório de Maria do Carmo, de sua propriedade. O bordão "na chon" caiu na boca do povo e rapidamente se popularizou. Aliás, a personagem fez tanto sucesso que Silvio de Abreu ressuscitou todo o pessoal, dois anos depois, em Deus Nos Acuda, também de sua autoria.

Dona Armênia


A concorrência

Mas não eram apenas Armênia e sua trupe responsáveis pelos risos em Rainha da Sucata. Fazendo concorrência a essa família estava o triângulo amoroso protagonizado por Adriana Ross (Cláudia Raia), a "bailarina da coxa grossa", o professor gago Caio Szemanski (Antônio Fagundes) e a sensual Nicinha (Marisa Orth), que ficou popularmente conhecida como "purgante".

Adriana flagra Caio e Nicinha juntos


Grandes estreias

Aliás, Rainha da Sucata foi a primeira novela em que Antônio Fagundes fez um papel cômico e marcou também as estreias de Marisa Orth e da veterana Cleyde Yáconis em novelas da Rede Globo.

Ditando moda

E como tudo o que aparece em novelas pode virar moda, Rainha da Sucata não fugiu à regra. Embora de gosto duvidoso, as roupas e adereços, criados pela figurinista da novela Marília Carneiro, para a personagem Maria do Carmo, rapidamente ganharam as ruas. Na época, os chapéus e costumes espalhafatosos usados pela empresária, assim como as bolsas Chanel com alças de corrente e laçarotes nos cabelos viraram os must da mulherada.

Primeiro suicídio

A novela inovou também ao mostrar pela primeira vez na TV uma cena de suicídio. Laurinha Figueroa (Glória Menezes), no auge de seu desespero e para prejudicar Maria do Carmo, se jogou do alto do edifício da Avenida Paulista. Jamais uma cena como aquela tinha sido mostrada. No máximo, encontrava-se o personagem já morto ou ouvia-se o  tiro, mas nunca a cena de alguém se jogando do alto de um prédio.

O suicídio de Laurinha Figueroa


Outros talentos

Levada ao ar entre 2 de abril a 27 de outubro de 1990, às 20h30, com um total de 177 capítulos, Rainha da Sucata foi uma obra de Silvio de Abreu, com direção de Jorge Fernando e Jodele Larcher e direção executiva de Roberto Talma, que contou com os talentos de Cláudia Ohana, Reginaldo Faria, Andréa Beltrão, Mônica Torres, Raul Cortez, Renata Sorrah, entre outros.




(texto publicado na revista TV Brasil nº 392 - 11 de agosto de 2007)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário