Nas mudanças de estação, alguns cuidados devem ser observados, tanto com os pés quanto com os calçados.
As estações mais frias estão chegando e os pés merecem atenção e cuidados especiais. "Cuidar dos pés é sinônimo de preocupação com a saúde e bem estar físico. Depois de um bom tempo com os pés acostumados à folga proporcionada pelos calçados abertos, é no inverno que os germes aparecem, comprometendo a saúde. Por isso cuidar dos pés, em qualquer estação do ano é sempre importante", alertam especialistas.
Além de cuidar da boa saúde dos pés, a escolha do calçado também é igualmente importante. Um bom calçado que tenha pelo menos alguma ventilação faz toda diferença na hora de evitar o aparecimento de micoses e bactérias. Por isso, para manter os pés saudáveis e sem complicações prefira meias de boa qualidade, sapatos confortáveis, com solas macias. Dica: seque e areje o calçado após o uso.
1) Dê preferência para meias de boa qualidade, que permitam que os pés respirem.
2) Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato esteja confortável.
3) Observe se o sapato se adapta aos dedos - que devem ficar livres dentro do sapato - e ao calcanhar. Ande um pouco com os calçados novos pela loja para sentir como se adaptam aos pés.
4) Seque e areje seus calçados após o uso, deixando-os pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. Não tente secá-los em fornos ou atrás da geladeira, isso estraga os calçados e resseca o material.
5) Opte por calçados confortáveis, feitos com couro natural e forrados.
6) Calçados com solas macias e absorventes podem ser mais confortáveis, principalmente se a atividade profissional obriga o usuário a ficar muitas horas em pé.
7) Hidrate os pés com um creme específico para a região.
8) Ao usar saltos, o ideal é optar por plataformas e bicos mais largos, para amenizar os problemas recorrentes do seu uso.
9) Para pessoas com lesões neuropáticas (diabetes, hanseníase) não é aconselhável o hábito de andar descalço.
10) Se perceber qualquer alteração nos pés, ou se eles apresentarem dores constantes, procure seu médico.
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 112 - ano 7 - abril de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário