A adoção de ações sustentáveis garantem muitos benefícios a médio e longo prazo, proporcionando um planeta em boas condições
Sustentabilidade é uma palavra muito em voga atualmente, um conceito que engloba aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Define ações e atividades humanas criadas para suprir as nossas necessidades diárias sem comprometer o futuro para as próximas gerações.
Apesar de algumas vezes ser avaliada, por parte dos críticos, como um modismo ou uma tática do mercado publicitário, essa ideia de sustentabilidade é importante e deve ser bem compreendida. Pode-se dizer, então, que ela abrange vários níveis de organização, a começar pela nossa casa, nossa vizinhança até o planeta como um todo.
De acordo com especialistas da área ambiental, a humanidade vive e está condicionada a um modelo de desenvolvimento já saturado, no qual as relações sociais, ambientais e econômicas estão desordenadas e ultrapassadas.
A adoção de ações sustentáveis garantem muito benefícios a médio e longo prazo, proporcionando um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações. Nesse sentido, os meios de comunicação aparecem como ferramentas determinantes nas estratégias e são um elemento fundamental para se alcançar esta sustentabilidade.
Pequenas mudanças nos hábitos diários podem contribuir para a conquista de um planeta sustentável:
Usar meios de transporte alternativos:
A bicicleta ou os transportes coletivos contribuem para reduzir a poluição do ar provocada pelos automóveis.
Economizar energia elétrica:
Não deixar aparelhos eletrônicos ligados quando não estiver usando. E sempre que possível adquirir equipamentos com selos do Concept ou Procel, o que garante um baixo consumo de energia do produto.
Atenção ao descarte de baterias:
Procure uma coleta apropriada para o descarte de pilhas e baterias.
Economizar água:
Não deixe torneiras abertas desnecessariamente quando for escovar os dentes ou lavar a louça. Também não demorar mais do que o necessário no banho.
Adquirir produtos biodegradáveis:
Sampre que possível, evitar adquirir produtos com substâncias tóxicas e que demoram para se decompor no meio ambiente.
Evite os descartáveis:
Dar preferência em adquirir os alimentos fora das embalagens descartáveis. Usar mais o copo de vidro, as sacolas e guardanapos de pano, enfim, todo produto que se use, lave e use novamente. Assim, é possível economizar os recursos da natureza.
Fazer revisões regulares em seu carro:
Dessa forma é possível economizar combustível e despeja menos poluentes na atmosfera.
(texto publicado no jornal Meu Imóvel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário