Um dos grandes problemas do sistema digestivo são as flatulências ou os gases estomacais, os quais podem ser provocados por diversas razões. Além disso, este problema afeta muitas pessoas sem importar a idade.
Entre as razões que existem para que ocorra um problema de gases estomacais estão, por exemplo: ingerir muitos alimentos picantes, sofrer de estresse (produz muito ácido) e aspirar muito ar enquanto ingere os alimentos. Da mesma maneira, os gases e seus desagradáveis odores, podem ser causados por diferentes alimentos que consumimos diariamente e que ao nos cair pesado podem provocar esta reação.
O que pode nos produzir os gases?
A lactose
O leite integral é um grande produtor de gases. Tem pessoas que são muito sensíveis a este alimento e não podem consumi-lo. É recomendável tomar um que seja sem lactose ou desnatado. Desta maneira se evita este inconveniente.
A prisão de ventre
As pessoas que sofrem de prisão de ventre tem a maior possibilidade de ter com maior frequência episódios de flatulências ou gases, uma vez que seu trânsito intestinal é muito lento e tem muito acúmulo de resíduos no seu organismo.
Remédios caseiros para controlar a produção de gases
A raiz de gengibre
Beber chá de gengibre, comer uma colher de sopa de gengibre ralado antes das refeições ou acrescentar pequenas quantidades secas ou frescas nas comidas já prontas, ajuda de forma eficaz a controlar e aliviar o problema dos gases estomacais.
As sementes de cominho
Esta é uma especiaria que se pode acrescentar nas comidas que geralmente podem provocar gases. Estas sementes tem a capacidade de estimular a correta digestão, evitando os gases e as cólicas que estes podem produzir.
O alho
O alho é outro alimento que se pode utilizar como remédio caseiro muito útil para melhorar a digestão e controlar os gases do estômago. Para que seu efeito seja o esperado é importante consumi-lo fresco, seja sozinho ou colocando na comida como um condimento a mais.
O chá de dente de leão
Esta é uma planta medicinal muito comum e com vários benefícios para muitos problemas de saúde. Entre estes benefícios podemos encontrar os relacionados com a digestão, pois ao beber o chá um pouco antes das principais refeições evita o excesso de gases. Também é possível colocar nos alimentos já preparados como uma espécie de condimento. Para isso é preciso secar e triturá-la.
A salsa
A salsa, seja fresca ou seca, é um remédio caseiro muito eficaz para controlar a produção de gases no intestino.
O carvão ativado
O carvão pode absorver o ar que se encontra nos intestinos e que provoca flatulências. É recomendável tomar este suplemento antes de cada refeição. Com isso previne a formação de gases.
O suco de limão
O limão possui uma grande quantidade de propriedades curativas que se pode aplicar a muitas doenças, principalmente aquelas que estão relacionadas com o trato digestivo. Se adotarmos o costume de tomar um suco de limão antes e depois de cada refeição, podemos notar uma mudança quase que imediata na produção de gases.
O chá de camomila
O chá de camomila tem a capacidade de relaxar o estômago, ajudando desta maneira a evitar que se formem grandes quantidades de gases, melhorando a atividade digestiva de forma natural e efetiva.
A infusão de anis
O anis tem uma grande capacidade de acabar com os gases e a dor de estômago que estes podem provocar. Para isso se deve ferver uma xícara de água, abaixar o fogo e acrescentar uma colher de sopa de anis em pó. Deixar repousar e bebê-la. Esta receita se deve fazer todos os dias, pois desta maneira se diminuirão os gases que se produzem nos intestinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário