sábado, 25 de outubro de 2014

Farinhas funcionais: os benefícios da farinha de maracujá


Inicialmente, a farinha de maracujá tinha como função diminuir as taxas de açúcar no sangue, prevenindo ou controlando o diabetes. Entretanto, os pesquisadores descobriram que a farinha também funcionava como bloqueador de gordura.

A responsável por essa mágica é a pectina, substância presente em abundância no maracujá, que se transforma num gel não digerível quando chega ao estômago. O resultado é a sensação de saciedade, que impede o organismo de sentir fome a todo instante. Além disso, graças às fibras presentes na farinha de maracujá, quando ingerida, ela promove uma verdadeira limpeza no organismo, eliminando as toxinas acumuladas e equilibrando nosso metabolismo.

Como se todas as vantagens fossem poucas, a farinha de maracujá contém niacina, que atua na produção de hormônios, diminuindo a ansiedade, ferro, importante para prevenir a anemia e aumentar a energia, cálcio, grande aliado dos ossos e dentes, e fósforo, que além de melhorar a memória, aumenta a oxigenação das células e melhora a circulação sanguínea.

Receita com farinha de maracujá

Selecione maracujás firmes e sem rugas. Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços.

Coloque em uma assadeira e asse em forno médio por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando. Quando a casca estiver torrada, retire do fogo.

Bata as cascas assadas no liquidificador e em seguida peneire.

Use em pratos ou em bebidas, aproximadamente 1 colher (sopa) meia hora antes do almoço e 1 colher (sopa) meia hora antes do jantar.




(texto publicado na revista Emagreça com Saúde)



Nenhum comentário:

Postar um comentário