O rosto é o cartão de visita de qualquer pessoa. Por conta desse pensamento, Angélica Pimenta (dermatologista), afirma que muitas pessoas intensificam os cuidados com o rosto, deixando outras áreas esquecidas. O colo, a mão e o pescoço, por exemplo, acabam recebendo um cuidado secundário, e são as primeiras partes do corpo a apresentarem marcas da idade, já que possuem uma pele mais fina e sensível. "Além de filtro solar, as mãos, colo e pescoço devem ser cuidados com hidratantes e cremes específicos para cada região, de preferência, com ação anti-idade", orienta a dermatologista, afirmando que "o grande problema é que muitos ainda se esquecem de cuidar e tratar dessas regiões".
O colo e pescoço sofrem um processo de envelhecimento muito acentuado, já que são regiões muito expostas ao sol. Assim, o descuido com essas zonas evidencia-se em forma de manchas, rugas, flacidez, perda de luminosidade e maciez. No caso das mãos, deve-se prestar uma atenção especial ao aparecimento de manchas e à perda de volume, que diminuem a juventude desta parte extremamente exposta aos raios solares. Por isso, segundo Angélica, é fundamental utilizar produtos específicos para cada área, e assim evitar agressões e aumentar a eficácia. "Usar produtos específicos para outras áreas do corpo nessas regiões pode agredir essas áreas. Isso porque a pele das mãos, colo e pescoço são menos resistentes e possuem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e folículos pilosos que ajudam a reparar e cicatrizar", explica a dermatologista. Veja abaixo oito formas para amenizar os sinais nas mãos, colo e pescoço, deixando-os mais bonitos e saudáveis:
Hidratação é fundamental: escolha um creme hidratante que tenha a função anti-idade e seja adequado para o local (mãos, colo e pescoço). Aplique do centro para as laterais, e de cima para baixo. É possível também formular produtos para as regiões com um especialista. Hoje, o mercado proporciona excelentes aliados, com uma grande variedade de marcas, preços e composições.
Nunca esqueça do filtro solar: aposte no filtro solar mesmo se o dia está nublado ou esteja nas estações mais frias (outono e inverno). Muitas pessoas utilizam o produto apenas no rosto. O resultado? As partes desprotegidas acabam recebendo raios de sol e são prejudicadas. Além disso, quando a pessoa sabe que ficará exposta ao sol, como por exemplo, em durante uma atividade física ao ar livre, deve-se vestir roupas com proteção UVA e UVB.
De olho no sabonete: produtos neutros que são utilizados no cuidado da pele facial, como sabonetes, podem ser utilizados também no tratamento das mãos, colo e pescoço.
Água quente nem pensar: assim como no rosto, essas áreas são mais sensíveis, e por isso, é melhor optar pela água morna ou fria, pois a água quente sensibiliza ainda mais essas áreas.
Esfoliar faz bem: uma vez por semana faça uma esfoliação. O procedimento elimina as células mortas, e pode ser realizado em clínicas de estética ou em casa.
Alimentos antioxidantes no cardápio: esses alimentos (cacau, cenoura, chá verde, cúrcuma, frutas cítricas, linhaça, oleaginosas, óleo de coco, tomate, aveia, azeite de oliva, frutas vermelhas, mamão, melão, peixes, suco de uva integral, entre outros) são capazes de combater os radicais livres que previnem o envelhecimento precoce da pele.
Procedimentos estéticos em alta: hoje em dia, existem vários tratamentos que estimulam a produção de colágeno e diminuem a flacidez da pele das mãos, colo e pescoço, como por exemplo, o Laser Fracionado, que aumenta o colágeno local e melhora a flacidez, textura da pele e evita o envelhecimento precoce. Outra opção é o Preenchimento com Ácido Hialurônico, que no caso das mãos, as deixa com um aspecto mais jovial, já que com o tempo há perda de elasticidade no tecido local. Os resultados do preenchimento são realmente visíveis, já que os vasos ficam menos aparentes e as mãos mais hidratadas e firmes. Por fim, há também a Radiofrequência no pescoço, que ajuda na diminuição de flacidez da área.
(texto publicado no jornal Oeste News nº 65 - ano V - setembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário