terça-feira, 24 de maio de 2016

Como funciona a acupuntura? - Carolina Almirón


A acupuntura tem como objetivo equilibrar a energia vital, conhecida como qi (lê-se "chi"), que flui pelo corpo em 14 meridianos e é formada pelo yin e yang. Se essas duas forças opostas não estão em harmonia, surgem distúrbios físicos e psicológicos. Embora tenha sido reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1995, sua eficácia não é 100% comprovada. "Pesquisas já provaram que a estimulação de pontos no pé tem reflexos no córtex cerebral", defende Ruy Yukimatsu Tanigawa, diretor da Associação Médica Brasileira de Acupuntura. Algumas possíveis justificativas para os resultados são a elevação do nível de triglicérides, anticorpos e neurotransmissores, e a liberação de endorfina e vasodilatadores. A teoria mais popular, conhecida como gate control, diz que a percepção da dor é controlada por um "portão" no sistema nervoso. As fibras nervosas que carregam o impulso da dor são pequenas e os portões que o recebem seriam os primeiros a se fechar durante a acupuntura.

Técnica milenar

Os vários tratamentos e seus princípios de funcionamento

Auriculoterapia

Segundo a acupuntura, os abundantes nervos da orelha têm conexão com todas as partes do corpo. A correta estimulação dos pontos auriculares tem reflexos na saúde e no equilíbrio de um órgão enfermo ou dolorido. As agulhas devem permanecer na orelha por 5 dias, com um esparadrapo.

Tradicional

As agulhas, descartáveis, são inseridas numa profundidade de meio a 5 centímetros, em ângulos de 15 a 90 graus em relação à pele, e retiradas depois de um período que pode variar de poucos segundos a 1 hora, dependendo dos resultados pretendidos.

Reflexologia

Pontos na sola dos pé e nas juntas da região do tornozelo têm correspondência com órgãos internos. A estimulação desses pontos ajudaria no tratamento de problemas nas outras partes do corpo.

Moxabustão

O calor liberado pela queima de uma pequena quantidade da planta medicinal artemísia (que depois de trabalhada recebe o nome de lã de moxa) estimula o ponto da acupuntura diretamente sobre a pele do paciente.

Ventosas

Nesta prática - conhecida também como cupping -, o ponto da acupuntura é estimulado pelo acúmulo de sangue na área. Frascos de borda lisa com uma abertura estreita são aquecidos e usados para "sugar" a pele.


(texto publicado na revista Super Interessante edição 221 - 16 de dezembro de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário