terça-feira, 31 de maio de 2016

Inquilinos do corpo - Daniel Schneider


Você não é você. Você é mais que você. Além de 30 trilhões de células próprias, um corpo saudável abriga 100 trilhões de microorganismos de até 100 mil espécies, Para chamar seu corpo de lar, doce lar, eles pagam um aluguel e tanto: digerem sua comida, produzem vitaminas e o protegem de doenças.

Limpadores

Onde: Olhos
Quem: S. epidermidis

Defendendo o território contra invasores, essa bactéria ajuda as lágrimas na faxina da conjuntiva, a membrana que reveste os olhos.

Fabricantes de cera

Onde: Ouvidos
Quem: S. epidermidis

Junto com a Corynebacterium, produz um pouco de cera - a maior parte, fabricada por glândulas no canal do ouvido, tem enzimas antibacterianas.

Dedetizadores

Onde: Nariz
Quem: S. epidermidis

Aqui, a onipresente bactéria das áreas externas ajuda na defesa do corpo. Sua simples presença inibe ataques de bactérias de pneumonia.

Pedreiros

Onde: Boca
Quem: Várias bactérias

Cada ml de saliva contém 100 milhões de bactérias! A comida acumulada traz espécies como Bacteroides, que causam placas e cáries nos dentes.

Professores

Onde: Garganta
Quem: Streptococcus

A presença dessas bactérias em pequena quantidade estimula as células do sistema imunológico a combater organismos invasores.

Perfuradores

Onde: Estômago
Quem: H. pylori

O ácido clorídrico costuma matar tudo. Mas a bactéria Helycobacter pylori às vezes resiste e provoca feridas na parede do estômago.

Mineradores

Onde: intestino delgado
Quem: Bactérias

As poucas bactérias que sobrevivem ao muco antimicrobial absorvem nutrientes que o corpo não utiliza. Se aumentarem, causam diarreia.

Fabricantes de dejetos

Onde: intestino grosso
Quem: Bactérias

Quilos de bactérias comem o que o corpo não absorve (fibras e celulose). Na fermentação, produzem metade do peso das fezes e os gases do cocô.

Seguranças

Onde: Pele
Quem: Várias bactérias

Alimentando-se de gordura (o sebo da pele), 3 tipos de bactérias liberam substâncias que agem como antibióticos, impedindo a vinda de organismos nocivos.

Turistas

Onde: Genitais
Quem: Lactobacillus

No pênis, os microorganismos só passam pelo local e são logo expulsos pela urina. Na vagina, a bactéria Lactobacillus deixa o ambiente ácido e protege contra candidíase.


(texto publicado na revista Super Interessante edição 248 - janeiro de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário