quinta-feira, 19 de maio de 2016

Da fogueira ao fast food - Tarso Araújo


As plantas e animais que comemos existiam antes mesmo de o homem abandonar o visual de macaco. De lá pra cá, o que mudou é como obtemos e preparamos as refeições. A história da comida evoluiu, dentada a dentada, junto com nosso poder de transformar o mundo.

Antiguidade (7.000 A.C.)

Carnes: Carneiro

Há cerca de 10 mil anos, nômades desenvolveram a pecuária. E o carneiro, fonte de carne, leite e lã, era um dos animais mais úteis aos primeiros pastores da humanidade.

Cereais: Trigo

A agricultura nos deu grãos em quantidade. Para se transformarem em alimento, eram cozidos ou empapados. Também iam ao forno, de onde saíam em forma de pão.

Frutas e legumes: Maçã

Frutas eram fontes valiosas de açúcar - e a maçã foi das primeiras a ser plantadas. Sempre ligada à sensualidade, seu gosto doce virou símbolo de pecado.

Bebidas: Cerveja

A fermentação foi descoberta ao mesmo tempo que a agricultura. Da cevada fazia-se a cerveja, mais popular que a água por não trazer riscos de contaminação.

Temperos: Sal

Antes mesmo de colocar o animal na cerca, o homem aprendeu que o sal, obtido em salmouras naturais, conservava a carne da caça.

Era Clássica (Séc. 4 A.C.)

Carnes: Porco

No século 3, era o item mais importante da "cesta básica" que Roma dava aos cidadãos. A gordura servia para temperar. No prato, a preferência era para as tetas e a vulva da porca.

Cereais: Macarrão

Povos do Mediterrâneo misturavam farinha e água para fazer o macco. Na Sicília, a massa passou a ser seca, cortada e cozida. Ganhou o nome de maccaruni - isso bem antes de Marco Polo existir.

Frutas e legumes: Azeitona

Os gregos usavam o óleo para comer e tomar banho. Durante suas campanhas Alexandre, o Grande, difundiu o uso do azeite. Depois, lucrou pesado com as exportações.

Bebidas: Água

Roma inovou ao distribuí-la por chafarizes e aquedutos. Como a qualidade era duvidosa, os romanos preferiam a calda, fervida e vendida em tavernas, e a posca, desinfetada com vinagre.

Temperos: Mel

Primeiro adoçante conhecido pelo homem, era exclusividade dos banquetes reais na Mesopotâmia. Mas os gregos o fizeram parte da refeição comum, servido com queijo e pão.

Idade Média (Séc. 6)

Carnes: Boi

Agradeça a existência da picanha à invenção do arado de rodas. Antes dele, o boi era mais caro à agricultura do que ao prato - em Roma, o bovicídio e homicídio eram punidos com a mesma pena.

Cereais: Aveia

Popularizou-se na  crise demográfica da Europa, no século 13, quando o lema era aproveitar ao máximo a terra. Cultivada na entressafra do trigo, alimentava bois que depois alimentavam homens.

Frutas e legumes: Melancia

Como a berinjela, foi apresentada ao Ocidente pelos árabes que ocuparam a Europa entre os séculos 7 e 15. Seu suco refrescante fez sucesso instantâneo.

Bebidas: Vinho

Vinhos de frutas eram feitos desde a Antiguidade. Mas bastou a versão de uva aparecer nos relatos da Santa Ceia para ela ganhar status mundial como a mais nobre entre as bebidas.

Temperos: Açafrão

A dificuldade de plantar especiarias no frio da Europa nutriu séculos de comércio com o Oriente. Rara exceção, o açafrão foi adaptado pelos árabes ao clima da península ibérica.

Navegações (Séc. 15)

Carnes: Peru

Para quem comia até garça nos castelos medievais, a descoberta dessa ave carnuda foi motivo de festa. Vindo do Novo Mundo, foi uma das últimas aves a se difundirem como alimento no planeta.

Cereais: Milho

O grão que era pilar da alimentação na América caiu no gosto de camponeses europeus com pouca terra e muitas bocas para alimentar. O segredo rendia 10 vezes mais que o trigo.

Frutas e legumes: Batata

Natural dos Andes, era considerada comida para porcos na Europa. Só fez sucesso no século 18, quando foi adaptada à Irlanda - que sofria para plantar legumes no clima frio.

Bebidas: Chocolate, café e chá

As grandes navegações popularizaram na Europa - e daí no resto do mundo -bebidas "exóticas". Entre as mais populares estavam o chocolate americano, o café africano e o chá do Oriente.

Temperos: Especiarias

Como o ouro e a prata, as especiarias empurraram os europeus aos mares. A coragem foi recompensada com a maior moda de pratos com cravo e canela que já se viu na Europa.

Revolução Industrial (Séc. 19)

Carnes: Peixe

Os primeiros refrigerantes foram logo adaptados para cargueiros e revolucionaram o consumo de peixe - em quantidade e variedade - fazendo-o chegar até a quem não estava perto de mares ou rios.

Cereais: Baguete

Necessidade e consequência da Revolução Industrial por um lado, era preciso muito pão para alimentar os operários; por outro, só os fornos industriais inventados na época permitiam sua produção em série.

Frutas e legumes: Tomate

Fábricas de conservas surgiram em 1804 e logo a Itália as usava para produzir extrato de tomate. Só então o fruto da América Central, ainda restrito ao Mediterrâneo, foi apresentado ao mundo.

Bebidas: Leite

Com a fabricação de geladeiras e a invenção da pasteurização, o leite podia ser levado a qualquer lugar - especialmente centros urbanos, onde sobravam operários e faltava espaço para as vacas.

Temperos: Açúcar

O comércio de açúcar de cana era dominado pelos ingleses. Para brigar com os rivais, Napoleão financiou a técnica descoberta na Áustria de extração de açúcar da beterraba, usada até hoje na Europa.

Era Moderna (Séc. 20)

Carne: Hambúrguer

No século 20, a praticidade passou a ser tão valorizada quanto os ingredientes. E o hambúrguer, servido diretamente na janela dos carros, foi o marco fundador do fast food.

Cereais: Pizza

Pães chatos com tempero eram feitos desde a Antiguidade. Mas a pizza se popularizou no século 19, para incentivar o consumo do extrato de tomate, principal produto da indústria alimentícia italiana.

Frutas e cereais: Bananas

Até 1870, não existiam nos EUA. Então uma empresa passou a importá-las da América Central. Três décadas depois, o país consumia 16 milhões de cachos/ano. E o "boom" da banana ganhou o mundo.

Bebidas: Refrigerantes

A primeira marca surgiu em 1871, vendida como remédio. Mas logo os fabricantes notaram que esse apelo era desnecessário: sabor e praticidade garantiriam o sucesso da bebida.

Temperos: Ketchup

A receita atual é obra da Heinz. Em 1875, a empresa lançou em embalagem higiênica esse molho moderno, que dá gosto à comida sem complicar o trabalho da cozinheira.


(texto publicado na revista Super Interessante edição 237 - março de 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário