quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cure o fígado e purifique o sangue com beterraba (Melhor com Saúde)


A beterraba tem vitaminas A, B e C e nos oferece fibras solúveis, que controlam os níveis de açúcar no sangue e de colesterol, e insolúveis, que regulam a função intestinal.

A beterraba é muito mais do que um simples vegetal. Em seu interior de cor roxa intensa e atrativa se concentra uma alta quantidade de antioxidantes e vitaminas muito benéficas para seu organismo, que deveria incluir regularmente em sua dieta.

Rica em fibras, água e proteínas, trata-se de um vegetal muito energético e medicinal para diversos tipos de doenças e, em especial, para qualquer problema associado à saúde de nosso fígado. Explicaremos tudo o que a beterraba pode fazer por você a seguir.

A beterraba, aliada de seu fígado

Você gosta de beterraba? Aprecia o seu refrescante sabor que lembra a terra? Gosta dela crua ou cozida com um pouco de azeite e sal?

Saiba que se você costuma ter algum tipo de problema hepático, este vegetal que pode ser facilmente encontrado no supermercado pode se tornar seu melhor aliado para curar pouco a pouco o fígado inflamado ou intoxicado. Anote as seguintes dicas:

1. Tesouro natural de antioxidantes

A beterraba é rica em betacaroteno, carotenoides e flavonoides, poderosos antioxidantes que lhe dão essa cor característica, tão intensa e atrativa.

Sabe-se que todos os alimentos ricos em antioxidantes atuam como eficazes limpadores do fígado, especialmente se sofremos de fígado gorduroso. Em 2012 foi publicado um interessante estudo clínico em grande escala na revista New England Journal of Medicine, onde se explicava que os pacientes que se queixavam dessa doença, ao serem tratados com antioxidantes, mostravam uma melhoria significativa ao reduzir os níveis de gordura no fígado e a própria inflamação.

Isto se devia principalmente a um tipo de antioxidante com muito poder, a betalaína, muito adequada também para prevenir o envelhecimento. Assim, não duvide, se existe um vegetal rico em antioxidantes que podemos consumir de modo regular, é a beterraba!

2. Adequada para ativar o metabolismo e eliminar gorduras

A beterraba é muito adequada para aqueles períodos em que queremos perder peso. É muito energética, saciante e rica em fibras, por isso se prepararmos, por exemplo, um suco antes das refeições, obteremos os nutrientes adequados para nos sentirmos saciados e evitarmos comer fora de hora. Além disso, ela pode nos ajudar nos seguintes aspectos:

Depura o organismo: tem uma alta quantidade de fibras, com a qual evitaremos acumular toxinas e reter líquidos, ao mesmo tempo em que favorecemos o trânsito intestinal e evitamos a prisão e ventre. Tudo isso vai nos ajudar a regular as funções do fígado, ao evitar que a gordura e os lipídios se instalem nas células hepáticas.

A beterraba é muito adequada também para ativar nosso metabolismo, já que estimula as funções hepáticas e intestinais.

Outra de duas propriedades é otimizar as funções do sistema linfático, ajudando desta forma a eliminar toxinas do organismo.

É interessante lembrar que o fígado gorduroso é reversível, sempre e quando mantivermos uma dieta adequada, com pouca presença de gorduras e rica em minerais e vitaminas procedentes de frutas e verduras frescas. Assim, a beterraba é uma aliada magnífica para esses casos.

3. Beterraba para depurar o sangue e cuidar do coração

Este vegetal costumava ser usado antigamente para “fortalecer” o sangue e tratar pessoas em estado de convalescência ou fraqueza. Todas as suas propriedades poderiam ser resumidas nestes pontos interessantes:

A beterraba é rica em potássio, ideal para regular a hipertensão.

Reduz o índice de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Tem um alto teor de ferro, magnésio, fósforo, ácido fólico e vitaminas A, C e B. Um tesouro natural de nutrientes que fortalecem o sangue e que, além disso, o depuram de elementos nocivos.

Como devemos consumir beterraba para cuidar do fígado?

A forma de nos beneficiarmos das propriedades da beterraba para curar nosso fígado e purificar o sangue é comendo-a crua. Assim, é muito adequado consumirmos a beterraba ralada em saladas, e combinada, por exemplo, com cenouras, também cruas e raladas. Adicione um fio de azeite de oliva ou limão e terá um remédio ideal para sua saúde.

Suco medicinal para o fígado

Ingredientes
1 copo de água (200 ml)
1 beterraba média
1 cenoura média
1 maçã média

Preparo

Começaremos lavando bem todos os ingredientes, para depois cortá-los em pedacinhos muito pequenos para que possam processar bem no liquidificador. Atenção: tanto a beterraba quanto a cenoura e a maçã devem estar cruas, já que deste modo nos oferecerão mais benefícios.

Depois, levamos os ingredientes ao liquidificador para obter um suco bem homogêneo, que se misturará ao copo de água para diluir e tornar o consumo mais fácil. Se adicionarmos uns cubinhos de gelo, será muito mais refrescante e agradável.

E quando devemos tomar este suco? Meia hora antes da principal refeição do dia (geralmente o almoço). Basta um copo desse suco ao longo de 5 dias para depurar o fígado. Depois, descanse 10 dias e volte a fazer o procedimento. Assim obteremos um delicioso tesouro natural de nutrientes para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário