segunda-feira, 23 de maio de 2016

Quais as maiores comunidades japonesas do mundo? - Anna Virginia Balloussier


É difícil calcular com precisão o tamanho dessas comunidades espalhadas pelo globo. Todas as pessoas com ascendência nipônica são consideradas japonesas, independentemente de onde estejam ou de quem tenha sido seu último parente nascido no Japão. Por isso, o governo japonês não tem controle sobre o nascimento e a movimentação de todos os seus descendentes. O que existe são estimativas feitas pelos países que recebem os imigrantes desde os primeiros fluxo emigratórios iniciados no final do século 19, quando a Revolução Meiji aboliu a classe dos samurais e começou uma modernização sem igual no país. Antes dela, o Japão ainda era uma nação rústica, enquanto as chaminés europeias iam a pleno vapor. O jeito foi pegar carona no bonde da modernidade e tentar inserir o país nessa realidade. A população japonesa, antes estável devido às altas taxas de mortalidade, crescia a galope. Ao mesmo tempo, a mecanização do campo trazia o desemprego. Foi justamente essa grande massa de desempregados que saiu à procura de trabalho mundo afora. E, como o Brasil precisava de mão-de-obra nas lavouras de café, boa parte dela veio parar por aqui, como você pode ver abaixo.

Aqui é o seu país

Brasil e EUA concentram mais de 80% dos nikkeis.

Brasil (46%)

Quantos são: 1,5 milhão
Quando começaram a chegar: em 1908
Por que vieram: enquanto o Japão tirava o emprego dos trabalhadores rurais, o Brasil precisava substituir os italianos nas lavouras de café.

Reino Unido (1,5%)

Quantos são: 51 mil
Quando começaram a chegar: em 1863
Por que foram: para estudar. Era a chance de difundir a cultura japonesa e aprender com a modernização ocidental

Peru (2,5%)

Quantos são: 81 mil
Quanto começaram a chegar: em 1899
Por que foram: para suar a camisa nas plantações de cana-de-açúcar e algodão nos vales da costa central

EUA (37%)

Quantos são: 1,2 milhão
Quando começaram a chegar: em 1858
Por que foram: os primeiros foram trabalhar nos canaviais do Havaí. Em 1924, quase 300 mil imigrantes moravam nos EUA

China (3,5%)

Quantos são: 115 mil
Quando começaram a chegar: em 1894
Por que foram: a princípio, para lugar por territórios como Coréia e Manchúria. Em 1932, o governo passou a incentivar a emigração com o intuito de levar a agricultura nipônica para a China e, assim, criar raízes definitivas por lá.

Canadá (2,6%)

Quantos são: 85 mil
Quando começaram a chegar: em 1877
Por que foram: para fugir da crise pós-Meiji. Em 1908, quando uma lei restringiu a imigração nipônica, os nikkeis chegavam a 18 mil.

Outros (6,9%)



(texto publicado na revista Super Interessante edição 252 - maio de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário