domingo, 22 de maio de 2016

Diário de vida: Quais são os objetos mais jogados no esgoto? - Karin Hueck, Raphael Soeiro, Rafael Quick, Gabriel Gianordoli e Diogo Blanco


É por essas e outras que decidi fazer reciclagem no final do ano passado. Sou uma gotinha no oceano, mas estou fazendo a minha parte. 

Nada de xixi e cocô. Estamos falando de bonecas, cápsulas de droga, cuecas, chinelos e otras cositas más.

Faltam latas de lixo nas residências brasileiras? Pelo menos é o que parece, olhando para o levantamento inédito da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (a Sabesp), que recolheu e examinou os restos encontrados nos esgotos. Como os sistemas de coleta de água são separados - o que vem da rua e o que vem das residências não se misturam -, é possível determinar quais são os detritos jogados nas privadas e nas pias das casas. É tanto lixo que entre janeiro de 2007 e janeiro de 2011, o sistema sofreu em média 3 paralisações por mês. Veja aqui o que obstrui o caminho do esgoto.

Campeões de despejo

Os (maus) elementos mais comuns

FIBRAS E FIAPOS

Aqui estamos falando principalmente  das fibras internas de fraldas descartáveis, a grande vilã dessa categoria. Mas valem também cerdas de escova de dente, fio dental e até fibras de vassoura que se soltam e caem no ralo.

PLÁSTICOS

Eis o grande pesadelo dos sistemas de tratamento de água. São embalagens de biscoito, salgadinhos e barrinhas de cereais. Por serem impermeáveis, são as que mais atrapalham o curso da água e dos dejetos esgoto abaixo.

TECIDOS E PANOS

É difícil de acreditar, mas os itens mais comuns nessa categoria são cuecas, meias e calcinhas. Como as pessoas conseguem mandar essas coisas descarga abaixo é o grande mistério.

O tamanho da sujeira

Três grades consecutivas no esgoto que separam o lixo de água. São 2 gramas de sujeira para cada metro cúbico de água.

Grade 1 (Total retido: 75 litros)

Fibras e fiapos: 40,8 litros
Plásticos: 19,7 litros (43 camisinhas foram encontradas enroscadas na primeira grade)
Tecido: 8 litros
Embalagens: 2 litros
Outros: 4,5 litros

Grade 2 (Total retido: 24 litros)

Plásticos: 14 litros
Tecido: 5 litros
Fibras e fiapos: 3 litros
Embalagens: 1 litro
Outros: 1 litro

Grade 3 (Total retido: 6 litros)

Fibras e fiapos: 3,2 litros
Plásticos: 1,2 litro
Vegetais: 0,5 litro (jogar os restos de comida na pia dá nisto: meio litro de mato aqui. Em "outros" havia pedaços de gordura de carne entupindo o esgoto)
Óleo: 0,5 litro
Outros: 0,6 litro

Oi, boneca

Nos 8 centímetros de largura da primeira grade já ficaram presos objetos como bonecas, chinelos de borracha, pastas de dente, esponjas de cozinha e muitas, muitas embalagens de iogurte.

Apagando as evidências

Não é só em filmes que as pessoas se livram das drogas jogando-as pela privada quando o cerco aperta. Na grade 2 foram encontrados 8 frascos de drogas (como a cocaína) e na terceira 5.

Óleo nos óleos

Quando é jogado no encanamento (pela pia de casa), o óleo de cozinha começa um processo de ressecamento, que faz parte da degradação normal dele. O problema é que isso faz com que ele se transforme em pedras - que acabam entupindo as grades.


(texto publicado na revista Super Interessante edição 295 - setembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário