Jogar a bolinha vai muito além da diversão: desenvolve as habilidades sociais e ajuda a cuidar da saúde
Mais do que divertir, as brincadeiras com os animais aprimoram a inteligência e ensinam a solucionar problemas, além de desenvolver as habilidades sociais, que são, basicamente, o relacionamento com os humanos e outros animais.
Os efeitos para a saúde também são benéficos. "Assim como nos seres humanos, que precisam da atividade física para se manterem saudáveis, durante as brincadeiras ocorre a estimulação do sistema cardiovascular, ajudando a manter as articulações lubrificadas e melhorando a saúde mental, sem esquecer do aprimoramento da coordenação motora", explica a veterinária Karine Fernandes.
As brincadeiras têm, ainda, um outro benefício que muito agrada aos donos dos cães mais peraltas. Se o animal gasta energia brincando, é mais improvável que ele esconda um chinelo, estrague o jardim ou rasgue as roupas do varal.
Evite acidentes
Tanto as brincadeiras quanto qualquer outra atividade física, como a caminhada, por exemplo, devem ser feitas diariamente. Mas sempre fique atento às reações do animal, para avaliar se ele está muito cansado ou irritado. aí, é hora do descanso.
Cuidado com animais pequenos e crianças. Como ambos gostam muito de correr, é fácil acontecerem acidentes como quedas ou a criança pisotear o bichinho.
Outra forma de evitar acidentes é afastar objetos que possam machucar o animal ou que sejam fáceis de engolir. Evite brincar dentro de casa, já que os móveis também oferecem perigo.
Bichinhos de pelúcia, bolas e objetos de borracha em geral divertem bastante os bichinhos e ajudam o dono a inventar brincadeiras.
Algumas brincadeiras para divertir seu cãozinho
ATIRAR A BOLA: a mais comum das brincadeiras, consiste apenas em atirar a bola ou outro brinquedo fácil de ser carregado e espera que o cão traga de volta.
PULA-PULA: pegue um brinquedinho, estique a mão até o alto e incentive a pular para pegar.
ENCONTRANDO OBJETOS: esconda alguns objetos que podem ser os brinquedos preferidos do seu amigo ou até mesmo petiscos. Assim que estiver tudo pronto, diga para o cão procurar os objetos. Caso ele não encontre as peças, leve-o até o local do esconderijo e deixe que ele encontre.
COMANDOS: brincar de comandar o cachorro, além de distraí-lo, ajuda a deixá-lo mais obediente. Senta, levanta, rola e deita são alguns dos comandos que podem ser utilizados.
ESCONDE-ESCONDE: se esconda de seu cachorro e fale algumas palavras para que ele possa procurá-lo não só pela audição, mas também pelo olfato. Quando o cão encontrá-lo, demonstre felicidade pela perspicácia do animal e lhe dê um petisco.
CORRA OU CAMINHE COM O CÃO: para os mais agitados, corrida ou caminhada podem acalmar e, ao mesmo tempo, divertir ao ar livre.
MORDIDAS: cachorros adoram morder. Não é recomendável incentivá-los a realizar essa prática, porém, quando são filhotes, é importante dar aos cães brinquedos de borracha resistente, pois é a fase em que os dentes do animalzinho estão crescendo e isso pode trazer alguns incômodos para ele.
Diversão que faz bem
- SAÚDE FÍSICA - Ajuda a manter o coração do pet saudável e as articulações lubrificadas.
- SAÚDE MENTAL - Por meio de jogos com regras, os animais estimulam o cérebro, aprimoram a inteligência e aprendem a solucionar problemas.
- HABILIDADES SOCIAIS - Brincadeiras com outros animais ou pessoas ajudam na sociabilidade dos pets.
- COORDENAÇÃO MOTORA - Com as brincadeiras, os animais passam a conhecer o próprio corpo e melhoram a coordenação motora.
(texto publicado no jornal Destak de 5 de agosto de 2016)
Nenhum comentário:
Postar um comentário